Betina Polaroid, de “Drag Race Brasil”, exibe exposição inédita no Museu de Arte Moderna do Rio
O Festival Carioca de Fotografia Analógica (FCFA) ganha mais uma edição gratuita na Cinemateca do MAM, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, e recebe neste sábado e domingo, dias 9 e 10 de dezembro, a exposição Espelhos, da finalista de “Drag Race Brasil“, Betina Polaroid.
No FCFA 2023, Betina traz uma versão editada da montagem original. Feita em parceria com o Ateliê Oriente, a exposição se divide em três partes: o painel Drag Polaroids, um passeio visual pela cena cultural que despertou Betina; as Fotomontações, série de retratos high camp de artistas que foram suas inspirações, seus espelhos; e a série de autorretratos que inclui as obras Espelhos, Películas, a videoarte Fluido e a série de bandeiras intitulada Espectro, que remetem ao autoconhecimento de Betina como artista queer. Nesta montagem, Betina apresenta também dois trabalhos produzidos para sua participação no “Drag Race Brasil“: o vestido Gisele Bicha e a cabeça Filha de Carmen.
“O trabalho de Betina se insere no próprio corpo da artista, que se inspira no universo da fotografia para dar forma à sua persona drag“, destaca o festival carioca ao apresentar a artista. “Seus retratos, cheios de intervenções, trazem referências da arte e cultura pop numa sobreposição de fotos instantâneas, glitter, filtros e paetês”.
Serviço
2º Festival Carioca de Fotografia Analógica
Quando: 9 e 10 de dezembro de 2023
Onde: Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Av. Infante Dom Henrique, 85 – Praia do Flamengo, Rio de Janeiro
Gratuito