Saguenay (Chicoutimi) conference orange avec dre katia bissonnette Le Quotidien Rocket Lavoie

Boxeadora desiste de combate ao saber que rival é mulher trans

CANADÁ – A boxeadora Katia Bissonnette recusou-se a participar do Campeonato Provincial Golden Glove 2023, no Canadá, após ser informada que sua adversária, Mya Walmsley, era uma mulher trans. Segundo o portal Revista Oeste, a identidade de gênero de Walmsley foi revelada apenas uma hora antes da luta, resultando na vitória automática para sua oponente devido à falta de uma substituta na mesma categoria de peso.

O campeonato Boxing Canadá informou que a divulgação da identidade de lutadores trans é proibida quando os mesmos passaram pela transição antes da puberdade, fundamentada em estudos que apontam uma redução da força masculina devido ao uso de bloqueadores hormonais. Walmsley criticou a decisão de Bissonnette, alegando transfobia e expressando preocupações sobre a exclusão e ataques pessoais.

O Comitê Olímpico Internacional permitiu anteriormente a participação de mulheres trans em categorias femininas, desde que reduzissem a testosterona a um nível específico. No entanto, Walmsley se recusou a fazer tais testes, considerando-os “arbitrários e invasivos”. Bissonette também se manifestou em entrevista ao site Reduxx: “as mulheres não deveriam ter de arcar com riscos físicos e psicológicos trazidos pelas decisões de um homem em relação à sua vida pessoa e identidade”, disse a boxeadora.

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!

Bee 40tona

Você vai curtir!