Soldado ucraniano perde medalha de guerra depois que igreja descobre que ele é gay

Uma igreja ucraniana retirou um prêmio de um soldado que lutou contra forças russas depois de descobrir que ele é gay. Viktor Pylypenko recebeu o prêmio em homenagem ao seu serviço militar de combate em 8 de fevereiro de 2024. Mas pouco mais de duas semanas depois, a Igreja Ortodoxa Ucraniana – Patriarcado de Kiev voltou atrás, alegando que “não sabia das suas tendências pecaminosas”.

Agradecemos ao soldado Viktor Pylypenko, bem como a todos os nossos defensores por protegerem a nossa liberdade e integridade territorial, pelos seus méritos militares, mas não partilhamos as suas preferências pecaminosas e a agitação LGBT“, disse a igreja em comunicado divulgado em seu site. “Informamos que, em vista da propaganda aberta de uma ideologia pecaminosa e da negação da existência de Deus, o prêmio da Igreja a Pylypenko deve ser considerado anulado”, finaliza a instituição religiosa.

Em resposta, Viktor disse: “Quando a nossa unidade estava passando por uma das fases mais difíceis dos combates na região de Donetsk, onde eu poderia ter morrido, o Patriarca Filaret provavelmente não teria continuado a dizer coisas tão irracionais sobre mim e sobre pessoas como eu. Naquela época, muitos membros da nossa comunidade foram mortos, feridos e capturados, e lutaram ao longo de toda a linha de frente em várias unidades”.

Viktor passou quase dois anos lutando contra separatistas apoiados pela Rússia na região oriental de Donbass, na Ucrânia, de 2014 a 2016, informou a agência de notícias Reuters. Depois de se declarar gay, em 2018, ele lançou a LGBT+ Military, uma instituição de caridade que defende e apoia soldados e veteranos LGBTs, e ajudou a organizar a maior Parada do Orgulho da Ucrânia, em 2021.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!