“Risco de ameaça à dignidade humana”, diz Vaticano sobre transição de gênero

Em documento divulgado nesta segunda-feira (08/04), elaborado pela ala conservadora da Igreja Católica e aprovada pelo Papa Francisco, condenou as cirurgias de mudança de gênero, o aborto, a eutanásia e a barriga de aluguel. Nas palavras do próprio documento, chamado de “Dignitas infinita“, estes itens seriam “ameaças graves à dignidade humana“.

O Catecismo da Igreja Católica nos convida expressamente a reconhecer que o corpo do homem participa da dignidade de ‘imagem de Deus’. Tal verdade merece ser recordada sobretudo quando se trata do tema da mudança de sexo“, afirma. “É no corpo, de fato, que cada pessoa se reconhece gerada por outros e é através do seu corpo que homem e mulher podem estabelecer uma relação de amor capaz de gerar outras pessoas”, continua o texto. “Daqui deriva que qualquer intervenção de mudança de sexo normalmente se arrisca a ameaçar a dignidade única que a pessoa recebeu desde o momento da concepção”.

O cardeal Victor Manuel Fernández, chefe do Gabinete de Doutrinamento do Vaticano e responsável por divulgar o documento, informa que o Papa Francisco aprovou a carta. Porém, ele também solicitou a inclusão de elementos como “a pobreza, a situação dos migrantes, a violência contra as mulheres, o tráfico de seres humanos, a guerra e outros temas” como ameaças graves à dignidade humana.

Texto ainda trata da chamada “barriga de aluguel”. A “maternidade de substituição”, segundo o Vaticano, viola a dignidade tanto da mãe de aluguel quanto da criança, e lembra que o pontífice chamou a prática de “desprezível” e pediu uma proibição global.

A nova carta também classifica o abuso sexual como uma ameaça à dignidade humana e diz que o crime é “generalizado na sociedade”, incluindo dentro da Igreja Católica. Também faz a mesma classificação para a violência contra as mulheres, o cyberbullying e outras formas de abuso on-line.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!