Globo veta exibição de série LGBTQIAPN+ em telejornal devido a Corpus Christi e Marcha Para Jesus

A TV Globo optou por vetar a exibição de um episódio de uma série especial sobre a relação da comunidade LGBTQIAPN+ com a capital paulista no próximo dia 30, dia de Corpus Christi, data importante para religiosos. A produção será exibida no SP1, mas direção de jornalismo solicitou que o material não fosse ao ar na próxima quinta-feira.

“A produção já tem três episódios editados e estava prevista para ter quatro ou cinco reportagens exibidas dentro do telejornal SP1, apresentado por Alan Severiano na hora do almoço. A produção será mostrada durante toda a semana, menos na data considerada sagrada”, afirmou o jornalista Gabriel Vaquer, do jornal Folha de S. Paulo. Segundo ele, a determinação partiu de Ana Escalada, diretora de jornalismo da emissora em São Paulo.

“A Globo deseja evitar reclamações de grupos religiosos, especialmente de evangélicos, já que, no mesmo dia 30, além do feriado, está marcada para acontecer a Marcha Para Jesus, evento organizado pela Igreja Renascer em Cristo, do pastor Estevam Hernandes. O SP1 vai dar amplo espaço para o evento”, explica Gabriel na publicação. O objetivo, de acordo com o jornalista, é evitar algum tipo de crítica ou reclamação do público mais conservador.

A série mostrará a história da Parada do Orgulho de SP com a população da capital paulista. Produzida pelo repórter Romulo D’ávila, que é assumidamente LGBTQIAPN+, o material conta com relatos dos primeiros organizadores da passeata, que começou em 1997. “Em defesa do veto, internamente, a direção de jornalismo da Globo em São Paulo afirma ter sido uma decisão editorial para dar mais espaço para a cobertura da Marcha, sem algum tipo de ligação religiosa. A equipe da série teria ficado incomodada com a decisão”, finaliza Gabriel.

VEJA + NO PHEENO TV

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!