Avanço! Novo vacina atingiu proteção total contra HIV em testes em mulheres

Resultados de um amplo ensaio clínico na África mostraram que uma injeção semestral de uma nova droga antiviral proporcionou proteção total contra o HIV em mulheres jovens. O estudo, conduzido pela empresa farmacêutica Gilead, revelou que o medicamento chamado lenacapavir impediu completamente a infecção pelo vírus em mulheres cisgêneras. Esse é o primeiro medicamento de profilaxia pré-exposição (PrEP) que garante eficácia total contra a doença para as mulheres.

Tido como promissor, esse cenário faz com que abra caminho para que a droga seja aprovada como uma opção de Profilaxia pré-exposição para as mulheres que possuem risco de infecção pelo vírus. Nomeado como Purpose 1, o teste clínico analisou dados de 5,3 mil mulheres entre 16 e 25 anos, divididas em três grupos. No primeiro, nenhuma das 2.134 voluntárias que receberam a vacina contraiu HIV. No segundo, 39 das 2136 (1,8%) que se trataram com o comprimido Descovy foram infectadas. Entre as pacientes designadas para o tratamento com o fármaco Truvada, 16 das 1068 (1,5%) registraram a doença.

“Depois de todos os nossos anos de tristeza, especialmente com vacinas, isso é realmente surreal”, afirmou a pesquisadora Linda-Gail Bekker, em entrevista ao jornal The New York Times. As injeções são uma alternativa aos medicamentos disponíveis hoje, em forma de comprimidos diários, que podem ser esquecidos pelos usuários. A adesão a eles ainda é baixa na África, especialmente entre jovens mulheres, grupo com maiores taxas de novas infecções.

Com base nos resultados positivos, um comitê independente recomendou que a farmacêutica disponibilizasse o lenacapavir a todos os participantes do estudo – incluindo as do grupo placebo –, encerrando a fase de testes cegos.

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!