Mais de 60 artistas se juntam em campanha no Dia do Orgulho promovida pela CEDS-Rio

Mais de 60 artistas se uniram em uma poderosa iniciativa protagonizada pela Coordenadoria Especial de Diversidade Sexual do Rio de Janeiro (CEDS-Rio). Lançado nesta sexta-feira (28/06), em comemoração ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, o vídeo celebra não apenas a diversidade, mas também a luta contínua pelos direitos dessa comunidade. A data é especialmente significativa por coincidir com o aniversário da Revolta de Stonewall, marco histórico dos movimentos de orgulho, que ocasionou mudanças significativas na busca por igualdade e respeito.

Sob a direção de Candé Salles e com a idealização de Carlos Tufvesson, coordenador da CEDS-Rio, foi realizado um projeto envolvendo personalidades como Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Lucy Alves, Marcella Rica, Carmo Dalla Vecchia e Ana Carolina. Eles foram filmados recitando frases que compõem um extenso texto sobre a importância da data, do respeito e da celebração de todas as existências. Além disso, enfatizam que desde 2019 a homofobia é considerada crime no Brasil.

A campanha não apenas celebra as conquistas alcançadas, mas também destaca os desafios enfrentados pela comunidade LGBTQIAPN+, especialmente em um contexto global onde persistem desigualdades e discriminações. “Diversidade é quando você tem um lugar na mesa. Inclusão é quando você pode falar. Pertencimento é quando você é ouvido. Você é ouvido? A realidade tem mais violências do que denúncias. Nós podemos mudar isso. Eu garanto. Pode contar comigo”, dizem os convidados em determinado trecho da produção.

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!