Estação de metrô em SP ganha máquina para acesso gratuito de comprimidos de PrEP e PEP

A partir deste mês, os usuários do metrô de São Paulo contarão com uma nova facilidade para acessar medicamentos essenciais na prevenção e tratamento do HIV. A Prefeitura de São Paulo lançou no dia 30, durante o final de semana da Parada do Orgulho LGBT+, um sistema de disponibilização das profilaxias pré e pós-exposição ao HIV (PrEP e PEP) por meio de máquinas dispensadoras automáticas.

Os usuários interessados em acessar as profilaxias poderão passar por teleconsultas por meio do canal SPrEP – PrEP e PEP online, disponível no aplicativo e-saúdeSP. Após a consulta, a equipe médica emitirá uma receita e acionará o envio de um link via SMS com o QR Code que será lido pela máquina, liberando de forma automática o medicamento prescrito. 

As máquinas automáticas estarão estrategicamente posicionadas conforme a avaliação de dados epidemiológicos e o levantamento de equipes especializadas com relação às demandas locais na cidade. Ao otimizar a logística e reduzir o tempo de espera, a implantação dos dispositivos facilita o acesso à PrEP e à PEP, que são fundamentais para a resposta da capital à epidemia de HIV.   

“A facilidade de acesso proporcionada por essas máquinas automáticas é um passo importante rumo à eliminação do HIV nos próximos anos” afirma Cristina Abbate, coordenadora de IST/Aids da cidade de São Paulo. “Sendo um modelo de inovação na saúde pública, elas acompanham os formatos que melhor se ajustam ao nosso tempo sem deixar de lado as demandas da população.”  

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!