A produção foi anunciada pelo Canal Brasil

Primeira torcida gay de futebol ganha documentário com estreia para 2025

Futebol também é hit na comunidade LGBTQIAPN+! O Canal Brasil, em parceria com o Ventre Estúdio, anunciou a produção de uma minissérie documental sobre a primeira torcida gay de futebol no Brasil. O registro busca ir a fundo na história da Coligay, fundada em 1977, momento em que o Brasil ainda vivia sob a Ditadura Militar, e que reunia torcedores homossexuais do Grêmio.

Com direção de Paulo Machline e Rafael a série se inspira no livro ‘Coligay – Tricolor e de Todas as Cores’, escrito por Leo Gerchmann, para uma grande produção audiovisual. “Não conhecíamos a história e nos encantamos. Existiu uma torcida organizada gay nos anos 70 e 80? Em Porto Alegre? E foi abraçada pelo resto da torcida gremista? Ela remete a personagens progressistas, divertidos e apaixonados por futebol, num Brasil que vivia uma ditadura militar”, declarou João Queiroz, um dos produtores da série sobre a Coligay, ao site Tela Viva. 

Queiroz ainda afirma que no meio de um ambiente machista, o grupo estava disposto a desafiar as normas com a torcida alegre e colorida, declarando que a organização foi um sucesso. “No meio de tanta repressão e justamente num ambiente predominantemente machista, surge um grupo disposto a desafiar as normas com sua torcida alegre e colorida. E é um sucesso”, afirmou o diretor. O documentário, que será exibido no Canal Brasil, tem previsão de estreia para 2025.

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!

Arthur Aguiar

Redator do Pheeno, formado em comunicação social e estudante de moda. Apaixonado por contar histórias e explorar culturas.

Você vai curtir!