João Emanuel Carneiro fala sobre falta de personagens LGBTs em suas tramas: “Censura interna”

João Emanuel Carneiro, renomado autor de novelas da Rede Globo, recentemente se pronunciou sobre a ausência de personagens LGBTs em suas tramas. Durante uma entrevista ao jornal O Globo, Carneiro, que é casado com o ator Carmo Dalla Vecchia há 18 anos, mencionou que essa ausência se deve, em parte, a uma “censura interna”. Ele refletiu sobre a possibilidade de introduzir uma relação homoafetiva em sua próxima novela das 21h, intitulada “Mania de Você”.

Carneiro reconheceu que outros autores, como Walcyr Carrasco, fizeram mais pela causa LGBTQIAPN+ na teledramaturgia brasileira. “Walcyr (Carrasco) fez mais pela causa. Fiz pouco. Não sei (o motivo)… Talvez pudor, censura interna. Está em tempo de eu fazer mais para corrigir esse erro. O Brasil é um país muito conservador”, afirmou o autor. Ele destacou a importância de abordar a diversidade sexual nas novelas, considerando o impacto que essas produções têm no público.

Durante a entrevista, Carneiro explicou que as novelas invadem as casas das pessoas, ao contrário das produções de streaming que são escolhidas ativamente pelos espectadores. “Você invade a casa das pessoas com a novela. Não é uma coisa que elas põem no streaming, que escolhem assistir. Elas estão assistindo. Você precisa ter um filtro grande”, declarou o autor. Esse contexto aumenta a responsabilidade dos roteiristas ao tratar de temas sensíveis e controversos.

Para sua nova novela, “Mania de Você”, Carneiro promete uma história ousada e provocativa. “É uma história bem ousada. São personagens interessantes, ao mesmo tempo contraditórios e multifacetados. (…) Tem várias coisas provocativas para o telespectador”, adiantou. Com essa trama, ele espera contribuir de forma mais significativa para a representação LGBTQIAPN+ na televisão brasileira, corrigindo a falta de diversidade que ele mesmo reconhece em suas obras anteriores.

Felipe Sousa

Ariano e carioca, Felipe tem 31 anos e há mais de 10 é redator do Pheeno. Apaixonado por explorar a comunicação no cenário dinâmico das redes sociais, ele se dedica a criar conteúdos que refletem a diversidade e a vitalidade da comunidade LGBTQIAPN+. Entre uma notícia e outra, Felipe reserva tempo para aproveitar o melhor da vida diurna e noturna carioca, onde encontra inspiração e conexão com sua cidade.

Você vai curtir!