Maya Massafera se emociona ao completar um ano de transição hormonal: “Muito difícil”

Maya Massafera compartilhou um desabafo emocionante neste domingo (25/08), data em que completa um ano de uso de hormônios como parte de seu processo de transição de gênero. Em um vídeo publicado em suas redes sociais, Maya surgiu visivelmente emocionada ao falar sobre os desafios que tem enfrentado ao longo dessa jornada.

“Hoje não está sendo um dia fácil, e olha que estou muito melhor do que antes. Gente, eu concluí meu primeiro ano de hormônio e meu médico fala assim: ‘São dois anos para os hormônios se estabelecerem no seu corpo’. E, por enquanto, às vezes, me dá uma sensação… Ele explica que é (como se fosse) menopausa, junto de TPM, junto com gravidez. Tudo junto, mil vezes mais. Essa é a emoção que dá às vezes. É muito, muito difícil se transicionar. Muito!”, desabafou.

No vídeo, Maya destacou a complexidade do processo de transição, comparando os efeitos hormonais a uma mistura de menopausa, TPM e gravidez, tudo intensificado várias vezes. Ela enfatizou que, embora o caminho seja árduo, ela está determinada a continuar, apesar dos momentos de vulnerabilidade. “E, gente, pelo amor de Deus, a minha vida não vai ser pautada em ‘Aí, tadinha. Que dó!’. Nada disso. Pelo contrário. Vai ser pautada pelo fato de eu ser guerreira, forte, vencedora. Minha vida vai ser pautada em força, mas eu preciso mostrar para vocês esses momentos de vulnerabilidade, porque é a realidade. É a minha realidade”, completou ela.

Felipe Sousa

Ariano e carioca, Felipe tem 31 anos e há mais de 10 é redator do Pheeno. Apaixonado por explorar a comunicação no cenário dinâmico das redes sociais, ele se dedica a criar conteúdos que refletem a diversidade e a vitalidade da comunidade LGBTQIAPN+. Entre uma notícia e outra, Felipe reserva tempo para aproveitar o melhor da vida diurna e noturna carioca, onde encontra inspiração e conexão com sua cidade.

Você vai curtir!