Home Destaque ‘Bent’, peça sobre romance gay que começou em campo de concentração, estreia...

‘Bent’, peça sobre romance gay que começou em campo de concentração, estreia no Rio

16

Uma história de amor nascida em um campo de concentração. Este é o pano de fundo do espetáculo “BENT”, sobre o casal perseguido por nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. A peça mostra o cotidiano sub-humano nos campos de concentração, através da trajetória de Max e Horst e estreia no dia 8 de novembro, no Teatro Vanucci, na Gávea. 

A narrativa é encenada na década de 1930, durante a ascensão de Hitler, e conta sobre a caça aos homossexuais. Max tenta fugir de Berlim, mas é capturado e enviado para um campo de concentração, não como homossexual e sim como judeu. Lá, conhece Horst, preso por assinar um manifesto em favor dos direitos homossexuais, com quem vive uma inesperada e secreta história de amor. Não muito longe dos dias de hoje, a peça fala sobre o nazismo, o ódio aos homossexuais e judeus. No entanto, nos dias atuais, a situação também é preocupante. Dados da ONG Anti-Defamation League (ADL) revelam que o Brasil é o país no mundo onde mais cresce o número de grupos de neonazismo no mundo. 

Em todo o país, já são mais de 530 células extremistas que foram divididos em categorias, de acordo com suas ideologias, como Hitlerista/Nazista, Negação do Holocausto, Ultranacionalista Branco, Fascismo, Supremacista, Criatividade Brasil, Masculinismo Supremacia Misógina e Neo-Paganismo racista. Segundo o estudo, esses grupos estão concentrados, principalmente, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Além de ser um dos países com a maior crescente em células neonazistas do mundo, o Brasil também figura entre as nações que mais matam pessoas da comunidade LGBTQIAPN+. Entre os anos de 2010 e 2024, 4.108 pessoas da comunidade LGBTQIAPN+ foram assassinadas no Brasil, segundo um levantamento da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra).

“BENT é, provavelmente, a história de amor mais comovente do teatro. Passada na Alemanha nos anos 1930, a peça mostra a perseguição dos nazistas aos homossexuais, de onde surge o amor entre dois homens, num ambiente o mais inviável possível para o desenvolvimento desse amor”, analisa Hermes Frederico, idealizador e realizador da montagem no Brasil, que, segundo ele, não possui nenhum tipo de patrocínio para a veiculação.

Serviço

Espetáculo BENT
Estreia 8 de novembro
Sexta-feira às 22h30, sábado às 21h30 e domingo às 20h30
Teatro Vannucci – Rua Marquês São Vicente , 52 – Shopping Gávea – 3º andar Loja 371, Rio de Janeiro
Classificação etária: 18 anos
Valores: R$ 100,00 (inteira) R$ 50,00 (meia)
Ingressos: Sympla