Sambay: 1ª roda de samba LGBTQIAPN+ do Rio recebe Medalha Pedro Ernesto em noite histórica
A 1ª roda de samba LGBTQIAPN+ do Brasil, a Roda Sambay, recebeu a Medalha Pedro Ernesto, maior honraria do legislativo carioca, na noite deste domingo (24/11). A entrega foi feita pela vereadora Monica Benicio (PSOL), líder da bancada do partido na Câmara Municipal do Rio e única parlamentar declaradamente lésbica da Casa. A cerimônia aconteceu no Terrasse Rio, logo após o encerramento da 29ª Parada do Orgulho LGBTI+ Rio, reunindo centenas de pessoas em um momento de celebração.
Monica destacou a importância histórica da homenagem, pontuando as lutas enfrentadas pela comunidade para conquistar espaços de segurança e lazer. “Muitas pessoas na história desse país lutaram, tombaram e tiveram suas vidas ceifadas para que a gente pudesse estar aqui hoje se divertindo num espaço de lazer e segurança”, afirmou Monica com exclusividade para o Pheeno. A vereadora também lembrou de seu projeto de lei 3403/2024, que declara a Parada do Orgulho LGBTI+ como de interesse cultural, social e histórico para a cidade.
Emocionada, a parlamentar reforçou o papel transformador do Sambay como espaço pioneiro, mas alertou para a necessidade de ampliação dessas iniciativas. “O Sambay é a primeira roda de samba que nos acolhe, com qualidade e segurança, mas daqui a 20 anos ela não pode ser a única, ela precisa ser muitas e mais. E o que a gente tá fazendo aqui hoje é dar continuidade a esse legado.” O evento foi marcado por uma atmosfera de orgulho e esperança, reforçando o protagonismo da cultura como ferramenta de inclusão e luta. Viva!