Após polêmica, produção de ‘Geni e o Zepelim’ substitui atriz cis por trans no papel principal
Após críticas da comunidade LGBTQIA+ e de personalidades do audiovisual, a produção do filme “Geni e o Zepelim” anunciou, neste sábado (19/04), que uma atriz trans será escalada para viver a protagonista, originalmente interpretada por Thainá Duarte. A decisão veio após polêmica sobre a escolha inicial de uma atriz cis para o papel, já que a personagem Geni é inspirada na travesti da ópera “A Ópera do Malandro” (1978), de Chico Buarque. A diretora Anna Muylaert, conhecida por “Que Horas Ela Volta?” (2015), havia justificado sua escolha em um vídeo nas redes sociais, mas se abriu ao diálogo após as repercussões negativas.
Artistas como Camila Pitanga, Renata Carvalho, Liniker e Lyz Parayzo se manifestaram sobre a importância da representatividade trans no cinema, especialmente em um contexto de crescente transfobia no Brasil. Em nota oficial, as produtoras Migdal Filmes, Paris Filmes e Globo Filmes afirmaram que a personagem será redesenhada como uma mulher trans/travesti e interpretada por uma atriz trans. “Compreendemos que o momento político global exige postura ativa e comprometida”, destacou o comunicado, que também agradeceu a Thainá Duarte e reforçou o diálogo com a Associação de Profissionais Trans do Audiovisual (APTA).
“A personagem principal, inicialmente concebida como uma mulher cis, passa a ser uma mulher trans/travesti, e será interpretada por uma atriz trans. A decisão coletiva foi fruto da escuta atenta e do aprendizado de intensas trocas com pessoas de diferentes setores da sociedade”, afirmaram as produtoras.
Thainá Duarte, que havia sido inicialmente confirmada no papel, se pronunciou em um vídeo, explicando que questionou a diretora sobre a escolha de uma Geni cisgênero. “Anna me disse que queria fazer uma releitura sobre a Amazônia e o feminino ferido, mas também que estava em contato com pessoas trans durante o desenvolvimento do projeto”, relatou a atriz, que se disse tranquila com a decisão inicial, mas respeitou a mudança. O filme, que começa a ser gravado em duas semanas no Acre, terá sua nova protagonista anunciada em breve.