Bruno Montaleone comenta possibilidade de romance com homem: “Algo irrelevante”

Em tempos em que a representação importa — e muito —, o ator Bruno Montaleone vem dando um passo à frente ao discutir liberdade afetiva com profundidade e sensibilidade. Intérprete de Marco de Maria, um dos grandes amores de Ney Matogrosso no filme Homem com H, ele foi questionado pelo site Heloisa Tolipan se viveria um romance com outro homem, caso se apaixonasse.

Bruno pontuou que perguntas como essa, embora comuns, revelam uma lógica ultrapassada. “Sinto que perguntas assim partem de uma lógica muito comum, mas problemática: a de que o engajamento com causas ligadas à liberdade afetiva dependem de uma vivência pessoal correspondente. Vejo a minha orientação sexual como algo irrelevante nesse contexto. O que tenho comigo é a convicção de que qualquer pessoa tem o direito de amar quem quiser, sem que isso seja encarado como algo fora da norma, como uma exceção que precise ser explicada”, explicou.

De forma categórica, o ator também fez questão de destacar como a insistência em tratar relações entre pessoas do mesmo sexo como “questão” acaba alimentando estruturas de opressão. “Enquanto insistirmos em tratar o amor entre pessoas do mesmo sexo como uma questão, estaremos reforçando mecanismos de um sistema que marginaliza, segrega, limita”, afirmou.

“Não se trata de mim. Se trata da sociedade que escolhemos construir, e de garantir que, nela, as pessoas sejam livres para serem como são, sem precisar de licença, justificativas ou permissão para isso”, completou ele. O longa Homem com H, que já ultrapassou a marca de meio milhão de espectadores nos cinemas brasileiros, não apenas revisita a trajetória revolucionária de Ney Matogrosso, como também convida o público a olhar para o amor com mais liberdade e menos julgamento. E, nesse cenário, a postura de Bruno Montaleone dentro e fora das telas é, sem dúvida, um sopro de frescor e coerência.

Felipe Sousa

Ariano e carioca, Felipe tem 31 anos e há mais de 10 é redator do Pheeno. Apaixonado por explorar a comunicação no cenário dinâmico das redes sociais, ele se dedica a criar conteúdos que refletem a diversidade e a vitalidade da comunidade LGBTQIAPN+. Entre uma notícia e outra, Felipe reserva tempo para aproveitar o melhor da vida diurna e noturna carioca, onde encontra inspiração e conexão com sua cidade.

Você vai curtir!