Eduardo Leite anuncia pré-candidatura à presidência pelo PSD: “Quero contribuir com o Brasil”
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, assumiu publicamente sua pré-candidatura à presidência da República pelo PSD. A declaração foi feita na terça-feira (20/05), após sua participação na 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.
“Sim, eu sou um pré-candidato à presidência da República. Busco este caminho, é uma aspiração legítima de quem foi prefeito, governador e quer muito contribuir com o Brasil”, afirmou Leite, que esteve filiado ao PSDB por 24 anos. A filiação de Leite ao PSD ocorreu no início de maio e já foi acompanhada de discursos que sinalizavam a intenção de disputar o Planalto.
No evento que oficializou sua entrada no partido, o presidente da sigla, Gilberto Kassab, foi direto ao chamá-lo de pré-candidato. “Chega ao partido como presidente do PSD no RS e pré-candidato à presidência da República, por todas as suas qualidades e experiência”, declarou Kassab. A chegada de Leite fortalece a presença do PSD no Sul, pouco depois da filiação da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, também ex-PSDB. Eduardo Leite iniciou sua vida política no PSDB. Foi prefeito de Pelotas pelo partido, e em 2018, se candidatou ao governo do estado. Venceu no segundo turno, derrotando José Sartori (MDB), e depois, se reelegeu em 2022.