Médico viraliza ao defender papel social das saunas gays: “Homens incríveis, conversas, risadas e acolhimento”
Conhecido nas redes sociais como Doutor Maravilha, o infectologista Vinícius Borges movimentou o X (antigo Twitter) ao compartilhar uma reflexão sobre o papel social das saunas gays. Em um tweet, o médico compartilhou sua experiência ao visitar o espaço e destacou que eles vão muito além do sexo.
“É um centro social. Um templo de vapores e confidências. Na antiguidade, gregos e romanos já sabiam”, escreveu. Segundo ele, a experiência que teve naquele dia foi marcada por encontros acolhedores e conversas sinceras: “Hoje conheci homens incríveis. Conversas sinceras, risadas, acolhimento”. Ao final, citou com bom humor um amigo: “Como diz um amigo meu: ‘É uma casa de chás’”.
A publicação repercutiu rapidamente, alcançando quase um milhão de visualizações e gerando mais de 200 comentários até o fechamento desta matéria. Internautas se mostraram divididos quanto à visão do médico. Enquanto muitos endossaram a ideia de que a sauna é um espaço de convivência e afeto dentro da comunidade LGBTQIAPN+, outros preferiram manter uma visão mais direta e sexualizada do ambiente. “Eu frequento sauna há anos e digo: melhor lugar que tenho para conversar; rir; bichar; e conhecer caras inteligentes, cultos e educados”, afirmou um usuário. Outro comentou: “Eu e o marido adoramos uma sauna, além da diversão, a pele fica limpinha e já fizemos ótimas amizades”.
Por outro lado, alguns comentários ironizaram o tweet. “Se tivesse algum prêmio para a romantização e a poetização da putaria, ele certamente iria para você”, disse um internauta. Outros questionaram se realmente há espaço para bate-papo em ambientes como esse: “Mas gente, quem vai pra sauna conversar?”. Apesar disso, muitos aproveitaram para defender o ponto de vista de Vinicius, apontando a importância histórica e cultural das saunas na vida de pessoas LGBTQIAPN+, especialmente de gerações mais velhas.
Um seguidor foi direto: “Só as ignorantes, burras ou padrãozudas que falam mal desse post. Saunas promovem karaokê, bingos, shows de drag e HÁ MUITOS ANOS são ambiente de socialização, principalmente para gays mais velhos – que não tinham e até hoje ainda não têm muitos espaços públicos para socializar. vocês deviam é estudar o mínimo da história e da cultura gays, ou ao menos se dispor a conhecer outros espaços”. O post segue rendendo discussões e, com ele, a lembrança de que os espaços LGBTs podem — e devem — ser múltiplos em suas funções: do prazer à amizade, do sexo ao acolhimento.
Sauna gay não é só sobre sexo.
— Vinícius Borges (@DoutorMaravilha) June 1, 2025
É um centro social.
Um templo de vapores e confidências.
Na antiguidade, gregos e romanos já sabiam.
Hoje conheci homens incríveis.
Conversas sinceras, risadas, acolhimento.
Como diz um amigo meu:
“É uma casa de chás 🍃”