Preso em Israel, DJ brasileiro Melques Viber pede ajuda para deixar o país em meio à guerra
O DJ e produtor brasileiro Melques Viber, conhecido por suas apresentações na cena LGBTQIAPN+ nacional, está confinado em Tel Aviv, Israel, em meio ao conflito armado com o Irã. Em vídeo publicado nas redes sociais, o artista fez um apelo emocionado por ajuda para deixar o país.
“Todos os dias quando eu ouço a sirene, eu me escondo aqui nesse bunker, enquanto assisto a políticos e comitivas serem retirados daqui com total apoio e segurança. Será que a minha vida vale menos?”, questiona. Segundo Melques, apenas autoridades e comitivas oficiais estão conseguindo sair de Israel, enquanto civis permanecem em situação de risco. Em outra postagem, ele compartilhou uma reportagem sobre prefeitos brasileiros que conseguiram deixar o país após participarem de um seminário. O DJ também lamentou não poder participar de um evento do Europride em Lisboa neste sábado, já que está preso em Israel há cerca de uma semana, em sua primeira visita ao Oriente Médio.
Morador de São Paulo e também com residência na Inglaterra desde o fim de 2024, Melques relatou como tem sido a rotina sob o constante risco de ataques. “O que existe são aplicativos que avisam com antecedência. Ele dá alerta no celular que vai acontecer algo na região em que você está”, explicou, sobre como se protege. “Depois dessa sirene você tem 1 minuto e 30 pra chegar até o bunker”, contou o DJ, que tem dormido apenas de manhã, entre 5h e 7h, para se manter alerta durante a madrugada, quando costumam ocorrer os bombardeios.
Mesmo com o aeroporto fechado e a saída por terra considerada perigosa, o comércio local segue parcialmente ativo. Melques contou que tem conseguido comprar alimentos, mas a água mineral comum acaba com frequência, o que o obriga a consumir água saborizada. “Por enquanto, eu não tenho nenhuma notícia, eu só tenho esperança de conseguir sair daqui. Eu conto com seu apoio compartilhando esse vídeo”, pediu o artista.