Quadrilha “Bonde dos Galãs” é presa por usar Grindr para roubar e extorquir homens gays no DF

A Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou, nas primeiras horas desta terça-feira (17/06), uma operação para desarticular uma associação criminosa que vinha aterrorizando membros da comunidade LGBTQIAPN+ no DF e Entorno. Conhecidos como “Bonde dos Galãs”, os criminosos criavam perfis falsos em aplicativos de relacionamento, como o Grindr, para atrair vítimas — em sua maioria homens gays — e praticar roubos seguidos de extorsão, com uso de violência física e psicológica.

A investigação da 26ª Delegacia de Polícia (Samambaia) revelou um esquema bem articulado. Após conversas online, os encontros eram marcados em locais isolados e escuros, principalmente nas quadras 423 e 425 de Samambaia. No momento do encontro, as vítimas eram surpreendidas por dois ou três criminosos armados, levadas para áreas afastadas e agredidas com socos, coronhadas e ameaças de morte. Sob coação, eram obrigadas a entregar celulares, senhas bancárias e realizar transferências via Pix.

Os relatos mais graves envolvem sequestros-relâmpago que duravam até o amanhecer, com o objetivo de driblar os limites de transferências noturnas e esvaziar completamente as contas das vítimas. Além do prejuízo financeiro, ao menos 36 pessoas registraram ocorrências entre novembro de 2024 e junho de 2025. No entanto, a PCDF acredita que o número de vítimas seja bem maior, já que muitos não denunciam por medo ou vergonha.

A operação cumpriu 20 mandados de busca e apreensão e oito de prisão temporária. A quadrilha era estruturada: enquanto alguns criminosos seduziam virtualmente as vítimas, outros executavam os assaltos e uma terceira parte ficava responsável por movimentar os valores e objetos roubados. Os envolvidos responderão por organização criminosa, roubo qualificado e extorsão mediante violência — crimes com agravantes por uso de arma de fogo e restrição de liberdade.

Felipe Sousa

Ariano e carioca, Felipe tem 31 anos e há mais de 10 é redator do Pheeno. Apaixonado por explorar a comunicação no cenário dinâmico das redes sociais, ele se dedica a criar conteúdos que refletem a diversidade e a vitalidade da comunidade LGBTQIAPN+. Entre uma notícia e outra, Felipe reserva tempo para aproveitar o melhor da vida diurna e noturna carioca, onde encontra inspiração e conexão com sua cidade.

Você vai curtir!