Rio recebe projeto Ballroom com Comissão de Frente do Paraíso do Tuiuti no coração da Lapa

Entre os dias 6 e 13 de julho, o Rio de Janeiro será tomado por arte, diversidade e resistência com a realização do 3º Festival de Teatro Amir Haddad. Nesta edição, um dos destaques da programação é a performance “Quem Tem Medo de Xica Manicongo?”, apresentada pelas dançarinas e atrizes da comissão de frente do Paraíso do Tuiuti. O espetáculo reverencia Xica Manicongo, figura histórica reconhecida como a primeira travesti não indígena documentada no Brasil, transformando sua memória em poesia política, através da estética vibrante do universo Ballroom.

A apresentação ocupará a Casa do Tá Na Rua, na Lapa, e propõe uma imersão artística onde o corpo e a rua se tornam ferramentas de denúncia, ancestralidade e afirmação. Com movimentos intensos e performáticos, a Ball convida o público a refletir sobre liberdade, dor, beleza e resistência em uma celebração viva das existências dissidentes. A iniciativa integra uma programação que tem como missão democratizar a cultura, reafirmando o teatro de rua como ferramenta de transformação coletiva.

No dia 12 de julho, o festival mergulha de vez na cultura Ballroom com uma vivência especial. A partir das 15h, o público poderá participar de uma oficina de Vogue Femme com Star Joanne Vênus 007, seguida da exibição do filme “Salão de Baile – This is Ballroom”, que aborda o impacto social e político das batalhas de dança. O encerramento será com a aguardada Kiki Ball “Quem Tem Medo de Xica Manicongo?”, que promete movimentar o cenário com prêmios em dinheiro e performances cheias de expressão e orgulho.

Com uma extensa programação, o Festival ainda contará com apresentações de grupos icônicos como Tá Na Rua, Galpão, Ói Nóis Aqui Traveiz e Pombas Urbanas, além de encontros literários na nova Mostra LAPALAVRA. Patrocinado pela Prefeitura do Rio por meio da Lei do ISS e do Pró-Carioca Linguagens, o evento reafirma seu compromisso em tornar a arte pública cada vez mais acessível, representativa e pulsante nas ruas da cidade.

Serviço

Festival de 06 a 13 de julho – No Coração do Rio de Janeiro – Lapa
Festa de abertura no Circo Voador 06 de julho, de 14h às 22h
Programação oficial do Festival 07 a 13 de julho
Nos espaços da Praça Cardeal Câmara (Lapa) e na Casa do Tá Na Rua (Av. Mem de Sá 35. Lapa)
Mais informações: instagram.com/festivalamirhaddad/

Felipe Sousa

Ariano e carioca, Felipe tem 31 anos e há mais de 10 é redator do Pheeno. Apaixonado por explorar a comunicação no cenário dinâmico das redes sociais, ele se dedica a criar conteúdos que refletem a diversidade e a vitalidade da comunidade LGBTQIAPN+. Entre uma notícia e outra, Felipe reserva tempo para aproveitar o melhor da vida diurna e noturna carioca, onde encontra inspiração e conexão com sua cidade.

Você vai curtir!