Acusado de homofobia contra casal de mulheres em mercado de BH é proibido de se aproximar das vítimas

A Justiça de Minas Gerais determinou medidas cautelares contra Paulo Henrique Mariano Cordeiro, de 35 anos, acusado de proferir ofensas homofóbicas contra o casal Gabriela Thais Santos Borges e Gabriela Lopes Fernandes. O episódio ocorreu em junho deste ano, em um supermercado do bairro Nova Suíssa, na região Oeste de Belo Horizonte, enquanto as vítimas estavam acompanhadas do filho, em processo de adoção.

Segundo a decisão, Paulo Henrique está proibido de se aproximar das vítimas, frequentar locais que elas costumam ir, além de manter qualquer tipo de contato — inclusive por telefone, redes sociais ou por meio de terceiros. O descumprimento da medida pode levar à prisão preventiva.

O ataque teria começado quando Paulo Henrique e Graciana Alves da Silva, de 47 anos, perceberam que as mulheres estavam acompanhadas de uma criança. De acordo com o boletim de ocorrência, o casal começou a ironizar a situação, questionando a presença de “duas mães”. Ainda segundo o relato, Graciana teria empurrado, de forma proposital, o carrinho de compras de uma das vítimas. Diante da reclamação, ela repetiu o gesto com mais força, momento em que Paulo Henrique teria iniciado os xingamentos homofóbicos, parte deles registrados em vídeo.

A Justiça acatou o pedido do Ministério Público, entendendo que há risco na aproximação entre acusado e vítimas, e destacou a necessidade de garantir a integridade física e emocional do casal. No entanto, decidiu não impor medidas contra Graciana Alves da Silva, por considerar que não existem elementos concretos que justifiquem a ação cautelar contra ela neste momento.

Em nota, a defesa de Gabriela Borges e Gabriela Fernandes afirmou receber a decisão judicial com alívio e esperança, destacando a importância do acolhimento e da atuação do Judiciário diante de casos de violência motivada por preconceito. Já os advogados de Paulo Henrique informaram que os investigados já prestaram depoimento e que consideram razoáveis as medidas adotadas. A defesa aguarda a conclusão das diligências solicitadas pelo Ministério Público, que, segundo eles, ajudarão a esclarecer os fatos.

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!

Felipe Sousa

Ariano e carioca, Felipe tem 31 anos e há mais de 10 é redator do Pheeno. Apaixonado por explorar a comunicação no cenário dinâmico das redes sociais, ele se dedica a criar conteúdos que refletem a diversidade e a vitalidade da comunidade LGBTQIAPN+. Entre uma notícia e outra, Felipe reserva tempo para aproveitar o melhor da vida diurna e noturna carioca, onde encontra inspiração e conexão com sua cidade.

Você vai curtir!