Erika Hilton processa Antonia Fontenelle por falas racistas e transfóbicas: “Preta do cabelo duro”

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) entrou com uma ação judicial contra a atriz Antonia Fontenelle após a divulgação de um vídeo com falas racistas e transfóbicas. No conteúdo, publicado no YouTube no último dia 17 de julho, Fontenelle se refere à parlamentar como “preta do cabelo duro” e ainda questiona seu caráter por ser uma mulher trans. A ação foi protocolada no sábado (19/07) no Tribunal de Justiça de São Paulo, e pede uma indenização de R$ 50 mil por danos morais.

Durante o vídeo, Fontenelle critica os votos contrários do PSOL e do PT ao projeto de lei nº 1112/23, do deputado Alfredo Gaspar (União-AL), que altera a Lei de Execução Penal para exigir o cumprimento de ao menos 80% da pena para haver progressão de regime em crimes hediondos ou equiparados. Ao citar Erika Hilton nominalmente, ela dispara: “Esperar o quê de você, né? Que tinha um nariz desse tamanho, um cabelo de preta — que é isso que você é: preta”. Em outro momento, continua: “Você é preta do cabelo duro, como todos os pretos são e isso não é demérito, mas você não quer ser uma preta do cabelo duro, você quer ser uma branca loira, só que você não é e nunca vai ser”.

O vídeo, que já foi removido da plataforma, gerou ampla repercussão nas redes sociais e motivou a deputada a tomar medidas legais. De acordo com a petição, as declarações de Fontenelle violam a honra, a dignidade e a identidade de Erika Hilton. “Tais falas, amplamente disseminadas nas redes sociais, configuram ofensas à honra, à dignidade e à identidade da requerente”, afirmou o advogado da deputada no documento entregue à Justiça. A ação também ressalta que Antonia Fontenelle já responde a outros processos por calúnia, injúria e difamação, sendo reincidente em práticas ofensivas.

Felipe Sousa

Ariano e carioca, Felipe tem 31 anos e há mais de 10 é redator do Pheeno. Apaixonado por explorar a comunicação no cenário dinâmico das redes sociais, ele se dedica a criar conteúdos que refletem a diversidade e a vitalidade da comunidade LGBTQIAPN+. Entre uma notícia e outra, Felipe reserva tempo para aproveitar o melhor da vida diurna e noturna carioca, onde encontra inspiração e conexão com sua cidade.

Você vai curtir!