Erika Hilton processa Eduardo Bolsonaro por transfobia e pede R$ 20 mil de indenização

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) acionou a Justiça contra o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), acusando-o de transfobia nas redes sociais. A ação, que tramita na 1ª Vara do Juizado Especial Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo, pede uma indenização de R$ 20 mil por danos morais, a retirada de uma publicação transfóbica e a proibição de novas manifestações com teor semelhante.

O embate entre os dois teve início após Erika Hilton, no dia 10 de julho, criticar nas redes sociais o deputado federal licenciado, responsabilizando-o por incentivar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a adotar uma tarifa de 50% sobre exportações brasileiras. Três dias depois, Eduardo respondeu à crítica chamando Erika de “João” em uma publicação no X (antigo Twitter), uma clara tentativa de invalidar sua identidade de mulher trans. A postagem ofensiva continua no ar e foi anexada ao processo.

O processo destaca o uso reiterado de linguagem que desrespeita a identidade de gênero de Erika, configurando um ataque transfóbico. Além da publicação em questão, outros registros em que Eduardo Bolsonaro utiliza pronomes masculinos para se referir à parlamentar também foram incluídos na ação.

Felipe Sousa

Ariano e carioca, Felipe tem 31 anos e há mais de 10 é redator do Pheeno. Apaixonado por explorar a comunicação no cenário dinâmico das redes sociais, ele se dedica a criar conteúdos que refletem a diversidade e a vitalidade da comunidade LGBTQIAPN+. Entre uma notícia e outra, Felipe reserva tempo para aproveitar o melhor da vida diurna e noturna carioca, onde encontra inspiração e conexão com sua cidade.

Você vai curtir!