Homem trans dá à luz primeiro filho biológico com esposa trans na Bahia: “Era um sonho”
Em um cenário marcado por preconceito, desinformação e barreiras no acesso à saúde, o nascimento de Noah Oliver Barbosa dos Santos representa muito mais do que a chegada de um bebê. Gerado por Artur Guilherme, homem trans de 27 anos, e fruto do relacionamento com Rousaly Santos, mulher trans de 24 anos, Noah é o primeiro filho biológico do casal, que vive em Feira de Santana, na Bahia. Unidos desde 2022, Artur e Rousaly sempre sonharam em construir uma família — e transformaram esse desejo em realidade após anos de espera, paciência e enfrentamento de estigmas sociais.
“Era um sonho muito distante”, confessou Artur, em entrevista à TV Subaé, afiliada da Rede Bahia. “A gente estava tentando tanto que eu já não tinha esperança mesmo. Quando vi ele se mexendo na ultrassonografia, falei: ‘Tem uma criança aqui dentro?’.” Para tornar a gestação possível, Artur interrompeu o tratamento hormonal e enfrentou um sistema de saúde que, na maioria das vezes, não reconhece a pluralidade de corpos gestantes. Ele só teve acesso a um pré-natal digno nos últimos meses da gravidez, quando passou a ser atendido por uma equipe acolhedora no Hospital da Mulher de Feira de Santana após meses evitando consultas na própria cidade por medo de constrangimentos.
A gestação, além de histórica, foi compartilhada publicamente nas redes sociais do casal. Artur e Rousaly documentaram cada etapa da gravidez como forma de empoderar outras pessoas trans que desejam ser mães e pais, ao mesmo tempo em que desmistificam discursos transfóbicos que ainda permeiam o imaginário coletivo. A coragem do casal tem mobilizado afeto e admiração na internet, mas também causou um efeito surpreendente: a reconciliação com familiares que haviam se afastado desde o início da transição de Artur.
“Eu meio que perdi o contato com meus parentes. A dor causa distância entre as pessoas. Mas Noah veio unindo toda essa família. Tem tanto tempo que eu não recebia um abraço do meu pai… E hoje, eu recebo, graças ao meu filho, que está aqui unindo todo mundo”, relatou, emocionado. Com a chegada de Noah, Artur e Rousaly se preparam para uma nova fase da vida, agora como pais, com um desejo simples, porém revolucionário: oferecer ao filho um mundo mais justo, amoroso e onde ele possa crescer livre. “Pra ele, eu só espero toda a saúde e amor, porque não vai faltar da parte da gente, um futuro próspero e um futuro artístico”, declarou o pai.
