Leo Áquila revela apoio silencioso de Preta Gil a trans vítimas de violência: “Nunca me deixou contar”
A vereadora suplente de São Paulo e apresentadora Leo Áquila emocionou seguidores ao revelar um lado até então desconhecido da cantora Preta Gil, que faleceu no último domingo (20/07), aos 50 anos, vítima de um câncer colorretal. Em vídeo publicado nesta segunda-feira (21/07), Leo compartilhou que a artista costumava ajudar meninas trans vítimas de violência, sempre de forma discreta.
“Ela nunca me deixou contar. Muitas meninas trans que sofreram violência, que foram espancadas, inclusive uma bem famosa no Rio de Janeiro, que apareceu pedindo ajuda porque o rapaz quebrou todos os dentes dela, deu uma surra nela, foi a Preta Gil que ajudou: alugou apartamento, ajudou. Ela nunca me deixou falar sobre isso”, relatou Leo, visivelmente emocionada.
De acordo com a parlamentar, Preta fazia questão de manter suas ações longe dos holofotes. “Ela disse: ‘Não quero que as pessoas pensem que estou ajudando porque quero lacrar em cima das desgraças dos outros’”, recordou. Com a morte da cantora, Leo Áquila afirma se sentir livre para compartilhar a gratidão em nome de tantas pessoas ajudadas. “Mas agora eu posso falar sobre isso e, enfim, agradecer tudo o que você fez por nós, e em silêncio”, finalizou.
A despedida de Preta Gil tem mobilizado uma verdadeira onda de homenagens e lembranças emocionadas. Nas redes sociais, artistas, fãs e amigos têm compartilhado registros de carinho, histórias marcantes e mensagens de gratidão à cantora, que sempre foi reconhecida por sua coragem, autenticidade e posicionamentos em defesa da diversidade e dos direitos humanos.
Herdeira de Gilberto Gil, Preta vinha travando uma batalha contra o câncer desde 2023. Ela faleceu aos 50 anos em Washington, nos Estados Unidos, onde realizava um tratamento experimental em estágio avançado da doença. A revelação de Leo Áquila joga luz sobre um legado silencioso de empatia e cuidado com a população trans, evidenciando que o impacto de Preta Gil foi muito além dos palcos.