Criadora do casal lésbico em Lightyear rebate fala de Snoop Dogg: “Nossas histórias não são ‘assustadoras’”
A roteirista Lauren Gunderson, conhecida por seu trabalho no cinema e no teatro, revelou em postagens recentes no Threads que foi a responsável pela criação do casal lésbico retratado em Lightyear (2022), longa de animação da Pixar centrado no personagem Buzz Lightyear, do universo Toy Story. A declaração surge dias após comentários homofóbicos do rapper Snoop Dogg, que criticou a presença de um casal de lésbicas no filme após assistir à produção com seu neto.
Gunderson contou que a decisão surgiu naturalmente durante o processo de escrita, quando uma personagem importante precisava de uma parceira. “Foi tão natural escrever ‘ela’ em vez de ‘ele’. Por menor que fosse esse detalhe no filme, eu sabia o efeito representativo que poderia ter. Uma fala pequena, um grande negócio. Fiquei feliz que mantiveram isso. Tenho orgulho disso. Ao infinito. Amor é amor”, escreveu a roteirista.
Em outro trecho, Gunderson destacou que sua participação no roteiro foi limitada, já que vários escritores passaram pelo projeto até a versão final. Mesmo assim, ela comemorou a permanência do casal na trama. “Fiquei orgulhosa de ver um casal gay feliz (mesmo que por alguns segundos) na tela. Sei que foram muito criticados por essa inclusão, mas coisas assim importam porque amor lindo como esse existe. Não é ficção”, comentou.
Pouco depois, a escritora compartilhou uma publicação da Campanha pelos Direitos Humanos, que dizia “Nossas histórias não são ‘assustadoras’”, em resposta às falas de Snoop Dogg. O rapper afirmou em entrevista ao podcast It’s Giving que ficou desconfortável com as perguntas do neto ao ver o casal lésbico em cena. “Não vim aqui para isso, só queria assistir a um filme… Agora estou com medo de ir ao cinema”, declarou.