Erika Hilton aparece em 3º lugar na disputa pelo governo de São Paulo em 2026, aponta pesquisa
Erika Hilton (PSOL), deputada federal por São Paulo e uma das vozes mais representativas da política brasileira, aparece como a terceira colocada na corrida pelo governo do estado em 2026, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta sexta-feira (22/08). O levantamento aponta que 8% dos eleitores paulistas manifestam intenção de votar nela, resultado que a posiciona atrás do atual governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), líder com 43%, e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que soma 21%.
A pesquisa foi contratada pela Genial Investimentos e realizada entre 13 e 17 de agosto, ouvindo 1.644 eleitores com 16 anos ou mais em todo o estado. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. Os números reforçam a relevância da trajetória política de Erika Hilton, que conquistou em 2022 mais de 250 mil votos, sendo a segunda mulher mais votada em São Paulo. Na ocasião, fez história ao lado de Duda Salabert (PDT-MG), tornando-se uma das primeiras mulheres trans eleitas deputadas federais no país.
Em sua atuação no Congresso, Hilton tem se destacado com pautas de impacto social. Entre elas, a PEC 6X1, apresentada em 2023, que busca assegurar dois dias de descanso consecutivos aos trabalhadores brasileiros. “Essa PEC é sobre dignidade no trabalho. Trata-se de reconhecer que o descanso é essencial para a saúde física, mental e para a vida familiar e social dos trabalhadores brasileiros”, afirmou a deputada em discurso no plenário.
Além de sua atuação legislativa, Erika Hilton também quebrou barreiras ao se tornar a primeira parlamentar trans a liderar uma federação partidária no país, quando assumiu a chefia da bancada PSOL-Rede na Câmara, em 2023. Eleita pelos 12 integrantes do grupo, ela substituiu Guilherme Boulos (PSOL-SP), que se licenciou para disputar a prefeitura da capital paulista.