Home Destaque Erika Hilton aparece em 3º lugar na disputa pelo governo de São...

Erika Hilton aparece em 3º lugar na disputa pelo governo de São Paulo em 2026, aponta pesquisa

17

Erika Hilton (PSOL), deputada federal por São Paulo e uma das vozes mais representativas da política brasileira, aparece como a terceira colocada na corrida pelo governo do estado em 2026, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta sexta-feira (22/08). O levantamento aponta que 8% dos eleitores paulistas manifestam intenção de votar nela, resultado que a posiciona atrás do atual governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), líder com 43%, e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que soma 21%.

A pesquisa foi contratada pela Genial Investimentos e realizada entre 13 e 17 de agosto, ouvindo 1.644 eleitores com 16 anos ou mais em todo o estado. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. Os números reforçam a relevância da trajetória política de Erika Hilton, que conquistou em 2022 mais de 250 mil votos, sendo a segunda mulher mais votada em São Paulo. Na ocasião, fez história ao lado de Duda Salabert (PDT-MG), tornando-se uma das primeiras mulheres trans eleitas deputadas federais no país.

Em sua atuação no Congresso, Hilton tem se destacado com pautas de impacto social. Entre elas, a PEC 6X1, apresentada em 2023, que busca assegurar dois dias de descanso consecutivos aos trabalhadores brasileiros. “Essa PEC é sobre dignidade no trabalho. Trata-se de reconhecer que o descanso é essencial para a saúde física, mental e para a vida familiar e social dos trabalhadores brasileiros”, afirmou a deputada em discurso no plenário.

Além de sua atuação legislativa, Erika Hilton também quebrou barreiras ao se tornar a primeira parlamentar trans a liderar uma federação partidária no país, quando assumiu a chefia da bancada PSOL-Rede na Câmara, em 2023. Eleita pelos 12 integrantes do grupo, ela substituiu Guilherme Boulos (PSOL-SP), que se licenciou para disputar a prefeitura da capital paulista.