Mulheres lésbicas celebram orgulho com arte e empoderamento em encontro no Rio de Janeiro
O Parque Glória Maria, em Santa Teresa, será palco de uma celebração única no dia 23 de agosto. O EU RIO – Celebrando o Orgulho e a Visibilidade Lesbica- um evento gratuito que tem como objetivo destacar a potência, visibilidade e conquistas das mulheres lésbicas no Rio de Janeiro. Com uma programação que une arte, debates e música, o encontro promete criar um espaço de afeto e reflexão para toda a comunidade.
Entre as atrações, estão intervenções artísticas, shows e mesas de discussão sobre literatura, programas e políticas públicas. A iniciativa é realizada pelo coletivo Lesbiteria, com apoio do programa Rio Sem LGBTIfobia, e busca reunir mulheres de diferentes representatividades, dando palco às suas realizações. A escolha da data é simbólica: 29 de agosto marca o Dia da Visibilidade Lésbica, criado em 1996 durante o primeiro Seminário Nacional das Lésbicas (Senale), realizado no Rio de Janeiro, um marco histórico para o movimento lésbico no país.
Um dos destaques do evento será o lançamento do livro Manual para Ser Lésbica, da diretora artística Carina Zaro. A obra é um guia direto e empoderador, pensado para acolher mulheres que sentem atração afetiva e/ou sexual por outras mulheres, bem como familiares, amigos, colegas de trabalho e educadores que desejam compreender e apoiar essa vivência.
A programação no Parque Glória Maria começa às 13h, com apresentação de DJ, e segue até às 18h. Durante a tarde, duas mesas de debate vão abordar temas essenciais: Programas e Políticas Públicas e “Rio que lê, rio que transborda: a leitura como travessia”. Além disso, o público poderá conferir performances artísticas e uma feira de empreendedoras LBTI+, garantindo uma tarde de celebração, cultura e representatividade.

