RJ: Rede LGBTQIA+ de hotéis de luxo abrirá maior unidade mundial no coração de Ipanema

A Prefeitura do Rio desistiu de desapropriar o antigo Hotel Ipanema Plaza, localizado na Rua Farme de Amoedo, em Ipanema, fechado desde 2017 devido a um conflito entre sócios. O imóvel, que já foi um dos mais tradicionais do bairro, passará agora a abrigar uma unidade da rede internacional de hotéis de luxo LGBTQIA+ Tryst Hospitality. A revogação do decreto que declarava o prédio de interesse público foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (21/08).

Segundo a Prefeitura, como a ideia original era manter o uso do espaço como hotel, a questão está considerada resolvida. A Tryst Hospitality é reconhecida como a primeira marca de hotéis de luxo voltada para o público gay no mundo, com presença em destinos icônicos como Nova York (EUA), Puerto Vallarta (México) e San Juan (Porto Rico). Agora, o Rio de Janeiro receberá o maior hotel da rede, em um prédio de 18 andares, que contará com piscina de borda infinita na cobertura, restaurante exclusivo e 140 quartos. “Este é mais um empreendimento que vai movimentar a economia da cidade, em um endereço muito procurado. Ficamos felizes com a notícia da chegada dessa rede”, disse Osmar Lima, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, ao jornal O Globo, o primeiro a dar a informação.

O anúncio marca uma reviravolta para o edifício, que passou quase uma década fechado e se tornou alvo de depredações, invasões e uso irregular por pessoas em situação de rua e usuários de drogas. A deterioração do espaço havia gerado insegurança para moradores e frequentadores da região, que relataram medo de circular pelo entorno, especialmente à noite. Por conta dessa ociosidade, a Prefeitura chegou a publicar em julho um decreto de desapropriação, alegando descumprimento da função social da propriedade, com previsão de leiloar o imóvel para renovação urbana.

Agora, o destino será bem diferente. Projetado pela mesma equipe responsável pelo premiado The Tryst Puerto Vallarta, o The Tryst Ipanema promete unir sofisticação e lifestyle LGBTQIA+ com design ecologicamente responsável — eliminando plásticos descartáveis e priorizando parcerias com negócios locais. Além da proposta sustentável, o hotel deve se tornar um novo hotspot da vida noturna carioca, com festas na cobertura comandadas por DJs e eventos como Drag Brunches, que unem gastronomia e performances de drag queens. A novidade reforça a posição do Rio como uma das dez cidades mais receptivas do mundo para turistas LGBTQIA+.

Felipe Sousa

Ariano e carioca, Felipe tem 31 anos e há mais de 10 é redator do Pheeno. Apaixonado por explorar a comunicação no cenário dinâmico das redes sociais, ele se dedica a criar conteúdos que refletem a diversidade e a vitalidade da comunidade LGBTQIAPN+. Entre uma notícia e outra, Felipe reserva tempo para aproveitar o melhor da vida diurna e noturna carioca, onde encontra inspiração e conexão com sua cidade.

Você vai curtir!