Duda Salabert confronta deputado bolsonarista em comissão e relembra caso polêmico de 2020
Durante uma acalorada discussão na Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, a deputada federal Duda Salabert (PDT-MG) deixou o parlamentar Paulo Bilynskyj (PL-SP) visivelmente constrangido. Presidindo a sessão, o deputado foi alvo de críticas diretas da parlamentar, que o acusou de agir com deboche e ironia durante os debates.
“Está gaguejando, senhor presidente. Está nervoso? O senhor pareceu estar nervoso… porque, olhando o seu passado, eu fico com medo, eu ia sair dessa Comissão”, disparou Duda, sendo imediatamente interrompida pelo colega. O embate ganhou força quando Bilynskyj questionou: “O que eu fiz no passado, deputada?”. “O senhor sabe melhor do que eu”, disse ela. Tentando inverter a situação, o parlamentar bolsonarista declarou: “Eu perdoo vossa excelência pelo que fez hoje”. Em seguida, Duda devolveu: “Eu também lhe perdoo pelos risos, lhe perdoo pelo deboche, lhe perdoo pela ironia, pelo sarcasmo, lhe perdoo por levantar toda vez que nós estamos falando. Só não lhe perdoo pelo seu passado.”
A referência feita por Duda remete a um episódio de grande repercussão ocorrido em 27 de maio de 2020. Na época, Paulo Bilynskyj foi internado em Santo André (SP) após ser baleado seis vezes por sua companheira, Priscila Delgado de Bairros, que, segundo a versão do então delegado e atual deputado, tirou a própria vida em seguida. O caso ganhou notoriedade nacional tanto pela gravidade da tragédia quanto pelas circunstâncias que levantaram dúvidas na investigação.
Segundo os autos, Priscila foi encontrada morta no banheiro da casa, com um tiro no peito, em uma região pouco comum em situações de suicídio. Apesar das suspeitas levantadas pela perícia e pelo fato de Priscila ter experiência com armas, o que tornava improvável que tivesse errado seis disparos à queima-roupa, a Justiça acabou acolhendo a versão de Bilynskyj. Ele foi inocentado de qualquer acusação, e o caso foi encerrado judicialmente. Ainda assim, o episódio permanece como uma sombra sobre sua trajetória e voltou a ser lembrado publicamente após o embate com Duda Salabert.
A deputada @DudaSalabert, fazendo o delegado bolsonarista perder todo o brilho quando lembrou do passado do deputado.
— Dino Debochado🦕 (@DinoDebochado) September 24, 2025
“Eu tenho medo, olhando o seu passado, o que o senhor faz quando tá nervoso eu fico com medo, eu ia sair dessa comissão” pic.twitter.com/oGg8QwuhzM