Shannon Skarllet, de Drag Race Brasil, levará arte drag ao palco histórico do Theatro Municipal do Rio
Estrela da 1ª temporada de Drag Race Brasil, Shannon Skarllet vai conquistar um espaço histórico em sua trajetória artística. A drag queen foi convidada para participar como uma das atrações de destaque no espetáculo “Carmina Burana“, de Carl Orff, que ganha uma rara versão cênica no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A produção integra o 3º Festival Oficina de Ópera e será apresentada nos dias 12, 13 e 14 de setembro, em uma adaptação em formato ópera-balé com direção de Bruno Fernandes e Mateus Dutra e regência do maestro Victor Hugo Toro.
Em conversa exclusiva com o Pheeno, Shannon não escondeu a emoção pelo convite feito pelo diretor Bruno, que buscava trazer a estética drag queen para a obra. “Quando o convite chegou até a mim eu não pude recusar. Lógico que aceite! Até porque, para mim, uma drag queen estar no Theatro Municipal, que é um dos principais palcos do Rio de Janeiro e do Brasil… não pensei duas vezes em aceitar”, contou. “É um momento que vou guardar para sempre na minha carreira, porque mostra que a arte drag pode estar em qualquer espaço, do palco de uma boate ao maior teatro do país.”
A montagem propõe uma experiência visual arrebatadora em dois atos contrastantes. Enquanto a primeira parte, Primo Vere, mergulha na estética dos retábulos flamengos medievais e nas referências de Hieronymus Bosch, criando um ambiente de fantasia para o despertar da natureza, a segunda metade, In Taberna e Cours D’Amour, transporta a ação para o cenário de uma boate contemporânea. Nesse ambiente, a encenação mistura linguagens como passinho, vogue, break dance, burlesco e arte drag, expandindo os limites do corpo e das convenções tradicionais da ópera.
Com elenco de solistas renomados, como a soprano Michele Menezes, o tenor Guilherme Moreira e o barítono Vinicius Atique, além da Orquestra Sinfônica e Coro do Theatro Municipal, o espetáculo promete ser um marco. Ansiosa para estrear nesse palco histórico, Shannon projeta impacto. “Minha expectativa é que seja um ‘griteiro’, até porque nunca teve um espetáculo desse estilo no Theatro Municipal… esse espetáculo vai chocar o Municipal”, afirmou. “Estou muito feliz com os espaços que a minha drag está me levando. Esse convite é também uma vitória coletiva, porque cada vez que uma drag ocupa um espaço assim, abre caminho para muitas outras”.


Serviço
Evento: 3º Festival Oficina de Ópera do Theatro Municipal
Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Praça Floriano, S/N – Centro, Rio de Janeiro – RJ)
Datas e Horários: 12 e 13 de setembro às 19h; dia 14 às 17h
Onde Comprar: Bilheteria do Theatro Municipal e pelo site: https://tr.ee/yGYZlEaUjo
Classificação Indicativa: 16 anos

