No Amapá, polícia indica mulher por praticar transfobia em rede social através de perfil falso

Uma mulher de 32 anos foi indiciada pela Polícia Civil do Amapá após cometer crime de transfobia em um perfil falso criado em uma rede social. O caso foi investigado pela 5ª Delegacia de Polícia de Macapá e teve seu inquérito concluído nesta semana. A denúncia partiu de um casal — formado por uma mulher cis e um homem trans — que registrou boletim de ocorrência após receber um comentário transfóbico em uma publicação feita na internet.

De acordo com o registro, a mensagem ofensiva fazia referência pejorativa à identidade de gênero de uma das vítimas, configurando crime de preconceito. A equipe policial conseguiu rastrear a conta falsa e identificar a responsável pelo perfil. Ao ser intimada, a mulher admitiu ter criado o usuário, mas alegou não se lembrar do conteúdo publicado.

Segundo a delegada Lívia Pontes, responsável pela investigação, o conjunto de provas reunido foi suficiente para o indiciamento. “A investigação reuniu elementos suficientes de materialidade e autoria, permitindo o indiciamento da investigada. Condutas de cunho racista, homofóbico ou transfóbico, inclusive em ambiente virtual, são crimes graves e não ficarão impunes”, destacou a autoridade policial.

A Polícia Civil reforçou ainda que atitudes discriminatórias praticadas na internet possuem o mesmo peso legal que as cometidas presencialmente. O caso serve de alerta para que usuários de redes sociais tenham consciência de que ataques transfóbicos, homofóbicos ou racistas em ambiente digital são passíveis de responsabilização criminal e não ficarão sem resposta das autoridades.

Felipe Sousa

Ariano e carioca, Felipe tem 31 anos e há mais de 10 é redator do Pheeno. Apaixonado por explorar a comunicação no cenário dinâmico das redes sociais, ele se dedica a criar conteúdos que refletem a diversidade e a vitalidade da comunidade LGBTQIAPN+. Entre uma notícia e outra, Felipe reserva tempo para aproveitar o melhor da vida diurna e noturna carioca, onde encontra inspiração e conexão com sua cidade.

Você vai curtir!