Casal é preso por aplicar golpe “Boa noite, Cinderela” em turistas na zona sul do Rio de Janeiro

A Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat) prendeu, nesta semana, um casal suspeito de integrar uma quadrilha especializada no golpe “Boa noite, Cinderela” contra turistas na zona sul do Rio. Matheus Cantalice Ribeiro Pereira, de 22 anos — que, segundo a polícia, atuava como garoto de programa — e a namorada, Maria Luiza Machado Velho da Silva, de 21, foram encontrados em um apartamento em Araruama, na Região dos Lagos. Ambos já tinham mandados de prisão preventiva por roubo qualificado e eram investigados pela participação em uma série de ataques contra visitantes estrangeiros.

De acordo com as investigações, o esquema funcionava de maneira calculada. Matheus era quem se aproximava das vítimas por meio de aplicativos de relacionamento, marcava encontros e usava o primeiro contato como porta de entrada para o golpe. Já Maria Luiza ficava responsável por usufruir do dinheiro subtraído e realizar as movimentações financeiras após as vítimas serem dopadas. Para a polícia, não há dúvidas de que o casal fazia parte da quadrilha comandada por Cláudio Rafael Silva de Queiroz de Pontes, preso dias antes, também na Região dos Lagos.

Um dos casos que mais chamou atenção ocorreu em 10 de agosto de 2025, quando um turista de Recife, hospedado na Avenida Atlântica, em Copacabana, perdeu os sentidos após beber com Matheus. Ao acordar, descobriu que tinha sido roubado e que mais de R$ 60 mil haviam sido movimentados. Com o dinheiro, o casal seguiu para Angra dos Reis, onde gastou livremente em festas e hospedagem. Já em junho do mesmo ano, um turista italiano relatou ter sido dopado após conhecer um homem pelo Grindr. Durante o encontro, uma mulher se juntou aos dois — segundo a polícia, Maria Luiza. Depois de duas caipirinhas, o estrangeiro desmaiou e teve 19 mil euros (cerca de R$ 117 mil), além de objetos pessoais, furtados.

Segundo a delegada Patrícia Alemany, titular da Deat, Maria Luiza acumula quatro anotações criminais envolvendo roubo, furto e associação criminosa, quase sempre com o mesmo padrão de atuação. Matheus também possui o mesmo número de registros. A polícia não detalhou o teor dos depoimentos prestados pelos dois. O casal será transferido nesta quinta-feira (13/11) para a Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, na zona norte do Rio, onde passarão por audiência de custódia.

Felipe Sousa

Ariano e carioca, Felipe tem 31 anos e há mais de 10 é redator do Pheeno. Apaixonado por explorar a comunicação no cenário dinâmico das redes sociais, ele se dedica a criar conteúdos que refletem a diversidade e a vitalidade da comunidade LGBTQIAPN+. Entre uma notícia e outra, Felipe reserva tempo para aproveitar o melhor da vida diurna e noturna carioca, onde encontra inspiração e conexão com sua cidade.

Você vai curtir!