SP: Festival MixBrasil 2025 celebra 33 anos com cinema, teatro, IA e diversidade em múltiplas telas e palcos

O Festival MixBrasil, maior evento cultural LGBT+ da América Latina, chega à sua 33ª edição entre os dias 12 e 23 de novembro, espalhando-se por diversos espaços culturais da capital paulista. Com o tema “A Gente Quer+”, o festival promete celebrar a diversidade com uma programação robusta que inclui 142 filmes de 33 países e 18 estados brasileiros, 1 série nacional inédita, além de 8 espetáculos teatrais, experiências XR, artes visuais, literatura, games, conferências e o tradicional Show do Gongo. Uma das grandes novidades deste ano é a Mostra Competitiva de filmes produzidos com Inteligência Artificial, abrindo espaço para novas linguagens da criação audiovisual.

A abertura do festival será marcada pelo longa francês Me Ame com Ternura, inédito em São Paulo e exibido no Festival de Cannes, com presença confirmada da diretora Anna Cazenave Cambet. Além disso, Marisa Orth, presença histórica no MixBrasil desde 1999 e responsável por conduzir o lendário Show do Gongo, será homenageada com o Prêmio Ícone Mix, reconhecendo sua trajetória junto à cultura LGBT+ no país.

Entre os destaques internacionais, o público poderá conferir Twinless – Um Gêmeo a Menos, vencedor do Prêmio do Público no Festival de Sundance; O Olhar Misterioso do Flamingo, premiado no Festival de Cannes; e a animação australiana A Sapatona Galáctica, vencedora do Prêmio Félix de Melhor Longa Internacional no Festival do Rio. No cenário nacional, títulos como Apenas Coisas Boas, de Daniel Nolasco; Apolo, de Tainá Müller e Ísis Broken; Torniquete, de Ana Catarina Lugarini; e Arrenego, de Fernando Weller e Alan Oliveira, que fará sua estreia mundial, prometem encantar e provocar reflexões sobre representatividade e diversidade.

Além dos longas, o festival traz os três primeiros capítulos da série nacional Ayô, de Yasmim Thayná e Lucas Oranmian, e outros sucessos como Trago Seu Amor, de Cláudia Castro, e Copacabana, 4 de Maio, de Allan Ribeiro. Toda a programação detalhada, incluindo sessões, horários e locais, já está disponível no site oficial do festival. Para quem quer celebrar cultura, diversidade e inovação, o MixBrasil 2025 se apresenta como parada obrigatória no calendário LGBT+ do país.

Felipe Sousa

Ariano e carioca, Felipe tem 31 anos e há mais de 10 é redator do Pheeno. Apaixonado por explorar a comunicação no cenário dinâmico das redes sociais, ele se dedica a criar conteúdos que refletem a diversidade e a vitalidade da comunidade LGBTQIAPN+. Entre uma notícia e outra, Felipe reserva tempo para aproveitar o melhor da vida diurna e noturna carioca, onde encontra inspiração e conexão com sua cidade.

Você vai curtir!