Após críticas de Luisa Marilac, KFC se pronuncia sobre campanha feita com IA e diz lamentar “incômodo”

Após ser alvo de críticas públicas de Luisa Marilac, o KFC Brasil enviou um posicionamento oficial ao Pheeno sobre a campanha publicitária que utilizou inteligência artificial para recriar o meme dos “bons drink”, um dos mais icônicos da internet brasileira. A ação foi apontada pela criadora do meme como desrespeitosa e gerou ampla repercussão nas redes, especialmente por envolver o apagamento de uma mulher trans responsável por um marco da cultura digital no país.

Em nota, o KFC afirmou que “reitera o seu compromisso com a ética e o respeito em todas as suas comunicações” e declarou lamentar “o incômodo e a interpretação negativa” causada pela peça publicitária. Segundo a empresa, os créditos de referência ao meme foram incluídos na legenda da publicação, e a ação, criada com o auxílio de inteligência artificial, teve como objetivo criativo “exclusivo o impacto visual e o humor sutil”, a partir da imagem do fundador da marca, o Coronel Sanders, em uma cena inusitada saindo de uma piscina.

A marca também negou qualquer uso indevido de imagem, voz ou vídeo e afirmou que as expressões utilizadas na campanha “não configuram criação autoral exclusiva, porque circulam amplamente como expressões genéricas”. Até o momento, o posicionamento não menciona um pedido direto de desculpas a Luisa Marilac nem indica mudanças na campanha.

Confira a nota na íntegra

“O KFC reitera o seu compromisso com a ética e o respeito em todas as suas comunicações. A marca lamenta o incômodo e a interpretação negativa que a recente referência de uma das peças digitais de sua campanha gerou – os créditos de referência ao meme foram dados na legenda do post assim que a marca identificou a insatisfação.

Contudo, é fundamental esclarecer que a publicidade, criada com o auxílio de Inteligência Artificial, teve como objetivo criativo exclusivo o impacto visual e o humor sutil, por meio da descontextualização e do contraste – especificamente, a imagem do fundador, Coronel Sanders, em traje social, saindo de uma piscina. A meta era apenas a criação desta cena inusitada, e não houve, em momento algum, a intenção de desrespeitar ou fazer uso indevido de qualquer imagem ou pessoa. 

A empresa ressalta ainda que não houve utilização ou exploração indevida de imagem, voz ou vídeo na campanha, e que as expressões utilizadas não configuram criação autoral exclusiva, porque circulam amplamente como expressões genéricas.”

Felipe Sousa

Ariano e carioca, Felipe tem 31 anos e há mais de 10 é redator do Pheeno. Apaixonado por explorar a comunicação no cenário dinâmico das redes sociais, ele se dedica a criar conteúdos que refletem a diversidade e a vitalidade da comunidade LGBTQIAPN+. Entre uma notícia e outra, Felipe reserva tempo para aproveitar o melhor da vida diurna e noturna carioca, onde encontra inspiração e conexão com sua cidade.

Você vai curtir!