Estudo em SP testa comprimido mensal que pode substituir a PrEP diária do SUS; participe
A prevenção ao HIV avança para uma nova fase no Brasil, e a possibilidade de tomar apenas um comprimido por mês já começa a ser testada no país. A Casa de Pesquisa do Centro de Referência e Treinamento IST/Aids de São Paulo iniciou o recrutamento de voluntários para avaliar a eficácia de um novo medicamento da classe dos inibidores da translocação da transcriptase reversa de nucleosídeos (NRTTI). Essa tecnologia atua bloqueando uma etapa central da replicação do HIV e pode representar uma alternativa mais prática à PrEP diária distribuída atualmente pelo SUS.
O estudo clínico segue o mais alto padrão científico: é randomizado, controlado e duplo cego, o que significa que nenhum participante — e nem mesmo os pesquisadores — sabe quem está recebendo o comprimido mensal ativo ou o placebo. Todas as pessoas inscritas recebem tanto o Truvada, já usado na PrEP convencional, quanto o novo comprimido, mas apenas um deles terá efeito real. As consultas são mensais e devem ocorrer ao longo de aproximadamente dois anos e meio, com acompanhamento médico, exames regulares e acesso gratuito a todas as medicações.
A pesquisa faz parte de um esforço internacional realizado em 16 países, que pretende envolver 4.390 pessoas sexualmente ativas que possam se beneficiar da PrEP mensal. No Brasil, o CRT-SP — localizado na Unidade Santa Cruz, na zona sul de São Paulo — é um dos centros autorizados a realizar o estudo. Podem participar pessoas maiores de 16 anos, que não vivem com HIV e pertencem a grupos populacionais mais vulneráveis à infecção, como mulheres trans e travestis, homens cis que fazem sexo com homens, homens trans que praticam sexo anal, além de pessoas não binárias que tenham o mesmo perfil de exposição.
Para o infectologista responsável pelo estudo, Dr. José Valdez Ramalho Madruga, esta é uma oportunidade histórica: “Este novo estudo representa um avanço significativo nas estratégias de prevenção combinada ao HIV”, afirma. Ele reforça que a proposta de uma PrEP mensal pode facilitar a adesão e ampliar o acesso. Já Vinicius Francisco, coordenador de Comunicação da Casa da Pesquisa, lembra que o envolvimento da comunidade é fundamental: “Cada pessoa voluntária que se inscreve ajuda a construir o futuro da saúde pública e da prevenção ao HIV em âmbito mundial. Participar de um estudo como este é um ato de cidadania.”
Serviço
Local: Casa da Pesquisa do CRT-SP Rua Santa Cruz, 81 – Vila Mariana – São Paulo (SP)
Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 7h às 18hInscrições e informações:
Instagram oficial: @pesquisacrt
WhatsApp da Educação Comunitária: (11) 97640-6299
Link direto para inscrição: https://forms.gle/7FfLCNi4TmwSJJbB6

