Popeyes aproveita gafe do KFC e transforma Luisa Marilac em estrela de campanha: “Aqui não tem versão em IA”
Na última semana, uma ação publicitária do KFC acabou saindo do controle e se transformou em mais um capítulo do debate sobre apropriação de memes, créditos e inteligência artificial. A rede de fast-food publicou um vídeo que recriava o famoso meme de Luisa Marilac, eternizado pela frase “E teve boatos que eu estava na pior”. O problema é que, inicialmente, a influenciadora não foi creditada. No lugar dela, quem aparecia “dizendo” a frase era uma versão gerada por IA do próprio fundador da marca, o Coronel Sanders, o que gerou forte reação negativa nas redes.
A insatisfação de Marilac foi manifestada publicamente, e a pressão online fez o KFC editar a legenda do post para incluir os créditos. No texto atualizado, a empresa escreveu: “Conteúdo proprietário do KFC, de campanha feita com IA, em reconhecimento aos memes virais da internet — este em referência ao da @luisamarilacc”. Em nota, a marca afirmou lamentar o incômodo causado e declarou que “os créditos de referência ao meme foram dados na legenda do post assim que a marca identificou a insatisfação”.
Ainda segundo o KFC, a campanha não teve intenção de desrespeitar ou explorar a imagem de ninguém. A empresa reforçou que o conteúdo foi criado por inteligência artificial apenas para gerar humor e impacto visual. “A meta era apenas a criação desta cena inusitada, e não houve, em momento algum, a intenção de desrespeitar ou fazer uso indevido de qualquer imagem ou pessoa”, diz a nota. A rede também alegou que não houve uso indevido de imagem, voz ou vídeo, afirmando que as expressões utilizadas “circulam amplamente como expressões genéricas”.
Enquanto o KFC tentava conter a crise — em um post que já ultrapassava a marca de mil comentários —, o concorrente Popeyes resolveu surfar na polêmica de forma direta, lançando uma campanha estrelada pela própria Luisa Marilac. “E teve boatos de que eu estava na pior. Mas estar na pior é escolher o frango sem molho, né?”, diz ela no vídeo, que ainda ironiza a tentativa de cópia. “Eu sou original desde 2010. Original combina com Popeyes”, completa.
Na legenda, Marilac foi ainda mais afiada: “Aqui não tem versão em IA, não tem réplica e não tem bordão emprestado. Tem eu, tem personalidade e tem frango com molho de verdade. Original reconhece original”. No X, a publicação já ultrapassou 708 mil visualizações até o fechamento desta matéria — e segue crescendo, com potencial de bater um milhão em breve.
Estar na pior? Não com @popeyesbrasil, meus amores!
— Luisa Marilac (@luisamarilaccc) December 13, 2025
Aqui não tem versão em IA, não tem réplica e não tem bordão emprestado. Tem eu, tem personalidade e tem frango com molho de verdade.
Original reconhece original.
O meme nao pode parar e a chuchada também não! *publi #Popeyes pic.twitter.com/ULJqcJKPIJ

