RJ: Mutirão garante retificação de documentos para pessoas trans na Baixada Fluminense

Durante o mês de janeiro, marcado nacionalmente pela Visibilidade Trans, o Centro de Cidadania LGBT Baixada I promove o Mutirão de Requalificação Civil, uma iniciativa voltada à retificação de nome e gênero em documentos oficiais. A ação integra as atividades do programa Rio Sem LGBTIfobia, do Governo do Estado, e reforça a importância de políticas públicas que garantam dignidade, reconhecimento e acesso pleno a direitos para pessoas trans e travestis da Baixada Fluminense.

O mutirão reafirma o papel do Centro como espaço de acolhimento, orientação e fortalecimento da cidadania LGBTQIA+. Ter documentos que respeitam a identidade de gênero vai além de uma formalidade burocrática: é um passo fundamental para reduzir violências institucionais, ampliar o acesso a serviços básicos e assegurar o exercício da cidadania de forma plena. Ao oferecer esse atendimento de forma gratuita, a iniciativa contribui diretamente para a inclusão social e o respeito às identidades dissidentes.

Travestis e transexuais interessadas podem buscar atendimento até o dia 20 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na unidade localizada no Centro de Duque de Caxias. Para participar, é necessário apresentar certidão de nascimento ou casamento atualizada, RG, CPF e comprovante de residência. O mutirão culmina no dia 30 de janeiro de 2026 e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 97899-7444.

Felipe Sousa

Ariano e carioca, Felipe tem 31 anos e há mais de 10 é redator do Pheeno. Apaixonado por explorar a comunicação no cenário dinâmico das redes sociais, ele se dedica a criar conteúdos que refletem a diversidade e a vitalidade da comunidade LGBTQIAPN+. Entre uma notícia e outra, Felipe reserva tempo para aproveitar o melhor da vida diurna e noturna carioca, onde encontra inspiração e conexão com sua cidade.

Você vai curtir!