Após 28 anos, Galeria Café anuncia encerramento e se despede da noite LGBTQIA+ do Rio

Após quase três décadas marcando a vida noturna e afetiva da comunidade LGBTQIA+ no Rio de Janeiro, o Galeria Café anunciou o encerramento definitivo de suas atividades. Localizada em Ipanema, a casa se consolidou ao longo de 28 anos como um dos espaços mais simbólicos de acolhimento, liberdade e celebração da diversidade na cidade, atravessando gerações e se tornando parte da memória cultural da noite carioca.

Em comunicado publicado nas redes sociais, a equipe destacou a trajetória de resistência do espaço e relembrou que foram “quase três décadas de histórias, encontros, afetos, liberdade, música, arte e resistência”. No texto, o Galeria também enfatiza que atravessou momentos difíceis, afirmando que sobreviveu “a uma pandemia, a epidemias, a inúmeras crises econômicas, a mudanças de governos e presidentes”, mantendo o compromisso de ser um espaço seguro e plural para a comunidade.

A nota ressalta ainda o papel social e cultural exercido pelo espaço ao longo dos anos. Segundo o comunicado, o Galeria Café Rio teve um papel “fundamental social, cultural e de entretenimento para a Comunidade LGBTQIAPN+”, funcionando como palco de “visibilidade, expressão, pertencimento e celebração” em um contexto marcado por desigualdades e preconceitos que ainda atingem pessoas LGBTQIA+ no país.

Ao anunciar o fim das atividades, a equipe reforçou que a história do Galeria não se encerra com o fechamento físico do espaço. “O Galeria não termina — ele permanece vivo na memória de cada pessoa que passou por suas portas, dançou, amou, encontrou seu par, sorriu e se reconheceu ali”, diz o comunicado, que termina com um agradecimento ao público, artistas, DJs, colaboradores e parceiros que fizeram parte dessa trajetória histórica na noite carioca.

Felipe Sousa

Ariano e carioca, Felipe tem 31 anos e há mais de 10 é redator do Pheeno. Apaixonado por explorar a comunicação no cenário dinâmico das redes sociais, ele se dedica a criar conteúdos que refletem a diversidade e a vitalidade da comunidade LGBTQIAPN+. Entre uma notícia e outra, Felipe reserva tempo para aproveitar o melhor da vida diurna e noturna carioca, onde encontra inspiração e conexão com sua cidade.

Você vai curtir!