Home Destaque Avanço! Novo vacina atingiu proteção total contra HIV em testes em mulheres

Avanço! Novo vacina atingiu proteção total contra HIV em testes em mulheres

1

Resultados de um amplo ensaio clínico na África mostraram que uma injeção semestral de uma nova droga antiviral proporcionou proteção total contra o HIV em mulheres jovens. O estudo, conduzido pela empresa farmacêutica Gilead, revelou que o medicamento chamado lenacapavir impediu completamente a infecção pelo vírus em mulheres cisgêneras. Esse é o primeiro medicamento de profilaxia pré-exposição (PrEP) que garante eficácia total contra a doença para as mulheres.

Tido como promissor, esse cenário faz com que abra caminho para que a droga seja aprovada como uma opção de Profilaxia pré-exposição para as mulheres que possuem risco de infecção pelo vírus. Nomeado como Purpose 1, o teste clínico analisou dados de 5,3 mil mulheres entre 16 e 25 anos, divididas em três grupos. No primeiro, nenhuma das 2.134 voluntárias que receberam a vacina contraiu HIV. No segundo, 39 das 2136 (1,8%) que se trataram com o comprimido Descovy foram infectadas. Entre as pacientes designadas para o tratamento com o fármaco Truvada, 16 das 1068 (1,5%) registraram a doença.

“Depois de todos os nossos anos de tristeza, especialmente com vacinas, isso é realmente surreal”, afirmou a pesquisadora Linda-Gail Bekker, em entrevista ao jornal The New York Times. As injeções são uma alternativa aos medicamentos disponíveis hoje, em forma de comprimidos diários, que podem ser esquecidos pelos usuários. A adesão a eles ainda é baixa na África, especialmente entre jovens mulheres, grupo com maiores taxas de novas infecções.

Com base nos resultados positivos, um comitê independente recomendou que a farmacêutica disponibilizasse o lenacapavir a todos os participantes do estudo – incluindo as do grupo placebo –, encerrando a fase de testes cegos.