Home Destaque “Drag Ataque” estreia mostrando a potência das drag queens do Norte e...

“Drag Ataque” estreia mostrando a potência das drag queens do Norte e Nordeste em série documental inédita

6

A diversidade da arte drag brasileira ganha um novo capítulo na televisão a partir do dia 14 de agosto. A série documental “Drag Ataque” estreia na Fashion TV colocando em evidência a potência das drag queens do Norte e Nordeste do país. Entre os destaques do elenco está Ruby Nox, vencedora da segunda temporada de Drag Race Brasil, ao lado de nomes como Potyguara Bardo, Aimée Lumière, Safira Blue, Sharlene Esse e diversas outras artistas que representam diferentes gerações e linguagens da cultura drag brasileira.

Ao longo de 12 episódios, exibidos semanalmente, a produção acompanha artistas em diferentes momentos de seus processos criativos, revelando como a arte drag vai muito além da montação. Entre figurinos, maquiagem, música, dança, atuação, circo e performances, cada episódio acompanha duas queens desde os bastidores até o momento de subir ao palco diante do público em bares, boates e outros espaços culturais reais.

A temporada apresenta desafios variados. Há episódios dedicados à criação de figurinos, composição musical, maquiagem artística, lipsync, dança, atuação, gravação de videoclipes, performances circenses, voguing nas ruas e até os bastidores da produção de uma festa comandada por drag queens.

Segundo o diretor Vinícius Gouveia, a proposta sempre foi retratar a realidade da cena drag longe dos estereótipos. “Eu chamo a série de ‘a realidade drag’, porque não é um reality show. É um documentário pop pensado para mostrar coisas que só eu via nos meus 15 anos convivendo com drag queens quando eu era DJ na noite nordestina”, afirma. Para ele, a força da produção está justamente no contraste entre a intimidade dos bastidores e o momento em que as artistas sobem ao palco. “Por muito tempo, drag queens foram vistas apenas como alívio cômico. Elas também são isso, mas vão muito além. Inspiram autoestima, provocam reflexões e transformam identidade, corpo e resistência em espetáculo”, completa.

Para Mannu Costa, produtora da série, concluir o projeto foi um desafio marcado pelos impactos da pandemia e pela defasagem orçamentária enfrentada ao longo da produção, mas também motivo de orgulho. “Demos vez, voz e palco para artistas incríveis e entregamos uma obra relevante socialmente e única em sua proposta. Tenho certeza de que esse é só o começo”, diz.

Produzida pela Plano 9, a série conta com financiamento da Ancine, BRDE e Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), além de incentivos do Funcultura Pernambuco, Fundarpe, Secretaria de Cultura de Pernambuco e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

“Drag Ataque” estreia no dia 14 de agosto, às 21h, na Fashion TV, prometendo apresentar ao público uma cena vibrante, diversa e repleta de talentos que há anos movimentam a cultura drag brasileira fora do eixo Rio-São Paulo.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por @cine.ninja