Seguranças aparecem em vídeo tentando impedir mulher trans de usar banheiro feminino no DF

Mais um caso de transfobia! Na última segunda-feira (20/01), dois policiais foram flagrados exigindo que uma mulher trans saísse do banheiro feminino da Rodoviária de Planaltina, no Distrito Federal.

As imagens mostram que os seguranças ficaram na porta do banheiro e disseram que a mulher não poderia estar ali. Ela retrucou e perguntou: “Vocês sabem o que é direito? Vocês sabem o que é lei? Vocês sabem o que é Constituição?”. A mulher também se dispôs a mostrar a identidade, a fim de comprovar que podia fazer uso do banheiro feminino. Entretanto, os seguranças não reconheceram os direitos dela na situação. Dá para ouvir um dos homens dizendo: “Ele quer fazer barraco”.

A Secretaria de Mobilidade disse que “repudia todo e qualquer tipo de discriminação”. A pasta afirmou ainda que tomou conhecimento do caso na noite desta segunda (20/01) e vai apurar o ocorrido ainda na terça-feira (21/01). Já a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa do DF (CLDF) disse que recebeu as imagens e está analisando a situação para “tomar as providências cabíveis”. Desde Junho de 2019, a homofobia é considerada crime e se enquadra no crime de racismo, tendo pena de 2 a 5 anos.

Confira

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!