Irlanda do Norte altera regras de doação de sangue para homens gays e bissexuais

A Irlanda do Norte reduziu drasticamente o tempo que homens gays e bissexuais devem esperar para doar sangue, após terem relações sexuais.

De acordo com as regras do país, homens que tivessem tido relações sexuais com outros homens deveria esperar um período de 12 meses para que pudessem doar sangue, porém, devido à pandemia global de novo coronavírus que pressionava os países ao redor do mundo a rever proibições discriminatórias, as autoridades da Irlanda do Norte reduziram esse tempo para três meses.

A mudança entrará em vigor no dia 01/06 e alinhará as políticas da Irlanda do Norte sobre doação de sangue com o resto do Reino Unido, que tem um limite de três meses desde 2017.

Robin Swann, ministro da Saúde da Irlanda do Norte, disse que a decisão se baseou no fato de que “qualquer um de nós pode precisar de uma transfusão de sangue no futuro e precisamos ter certeza de que o sangue que recebemos é seguro”.

“A segurança do sangue doado depende de duas coisas – seleção de doadores e teste de sangue. Toda doação de sangue é testada para o HIV e vários outros organismos. Nem mesmo os testes mais avançados são 100% confiáveis, por isso é de vital importância para todo doador cumprir todas as regras de adiamento que se aplicam a eles”, continuou o Ministro.

O diretor do ‘The Rainbow Project’ elogiou a decisão, mas disse que faz nove anos desde que a organização “deu provas ao Comitê de Saúde de Stormont, descrevendo a irracionalidade da proibição de sangue vitalícia para homens gays e bissexuais”.

“Isso demonstra o desafio que nossa comunidade enfrentou ao remover o viés anti-LGBT+ de nossas leis e práticas. É decepcionante que tanto dinheiro público tenha sido desperdiçado na defesa do indefensável”, explicou John O´Doherty, direto do ‘The Rainbow Project’.

John O´Doherty

“Mas agora esperamos que a Irlanda do Norte acompanhe as outras jurisdições do Reino Unido em relação a doações de sangue. Não se espera mais que as pessoas LGBTs na Irlanda do Norte recebam tratamento diferente do que nossos colegas de outras regiões”, disse John.

O Serviço de Transfusão de Sangue da Irlanda do Norte também elogiou a flexibilização na lei, através de um comunicado oficial:

“A segurança de nossos doadores e funcionários, como sempre, é a nossa maior prioridade. Somos extremamente gratos a nossos magníficos doadores por seu precioso presente de sangue ou plaquetas – mas somos particularmente gratos neste momento desafiador. É claro que não poderíamos entregar esse presente sem a dedicação, flexibilidade e profissionalismo de nossa equipe em várias disciplinas e locais”.

Vino

https://www.facebook.com/djvinorj

Arquiteto, DJ, VJ, Produtor de Eventos e redator colaborador de conteúdos sobre diversidade LGBTI+ do portal Pheeno.com.br! #MandaAssunto

Você vai curtir!