Nickelodeon tira Bob Espoja do armário e confirma que personagem é LGBTQ+

A Nickelodeon oficializou que Bob Esponja é LGBTQ+. A confirmação de especulações em torno do personagem veio em uma publicação nas redes sociais para comemorar o mês do orgulho. “Celebrando o Orgulho com a comunidade LGBTQ + e seus aliados neste mês e todos os meses”, escreveu a empresa de entretenimento juvenil em um post no sábado, 13/06, com Bob Esponja. Além do animal marinho, a postagem também traz imagens de Korra, de A Lenda de Korra, e de Schwoz Schwartz, de Henry Danger.

O interesse em torno da orientação sexual de Bob Esponja é antigo! Em 2002, a mídia dos Estados Unidos relatou que produtos do personagem tinham grande popularidade entre o público gay. Já em 2005, grupos conservadores cristãos americanos afirmaram que o personagem principal da animação e seu melhor amigo Patrick eram usados para disseminar a homossexualidade. O criador de Bob Esponja, Stephen Hillenburg, negou que ele fosse gay na época. “Isso não tem nada a ver com o que nós tentamos fazer”, disse em 2005. “Nunca tivemos a intenção de que Bob Esponja e Patrick fossem gays. Eu os vejo como quase assexuais. Tentamos apenas fazer graça”, afirmou Hillenburg.

Thiago Araujo

Thiago Araujo é editor-chefe e criador do Pheeno! Referência no cenário pop LGBTQIA+ nacional, o carioca de 30 anos é jornalista e empresário do ramo do entretenimento, além de agitar as pistas como DJ mundo afora!

Você vai curtir!