Purchase this image at http://www.stocksy.com/426995

Instagram passa a bloquear hashtags relacionadas ao público LGBT; entenda

Purchase this image at http://www.stocksy.com/426995

O Instagram está censurado imagens postadas com as hastags #lesbians, #bi ou #gays! Cada vez que você tentar buscar publicações como estas, provavelmente não obterá muito sucesso na pesquisa, recebendo a seguinte resposta: “não há posts”.

A estratégia, segundo o aplicativo, seria uma tentativa de combater à pornografia na plataforma, proibindo determinadas hashtags associadas com o tema. Alguns termos mais óbvios já são sumariamente banidos, como #anal, #peito e #pênis, assim como termos #lesbiansofinstagram, #snapchatgay e #iamgay.

Para especialistas, a restrição pode ter um efeito prejudicial sobre a comunidade LGBT, já que muitos jovens utilizam espaços online para criar comunidades. “Estes, muitas vezes, agem como espaços seguros para discussão, para construir redes e amizades e para oferecer conselhos uns aos outros”, disse um porta-voz da Stonewall, organização do Reino Unido, ao site “HuffPost UK”.

Vale lembrar ainda que, de acordo com um novo estudo do próprio Instagram, o público LGBT é mais propenso ao uso do app do que heterossexuais. Felizmente, há algumas hashtags que são ainda seguras (ufa), como #queer, #bisexual, #gaylove e #transgender.

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!