GO: Justiça considera vídeo com criança mandando “beijo pras travestis” erotização precoce

empoderacoletivo

“Empodera Coletiva”, grupo que discute questões de gênero e sexualidade na cidade de Formosa, em Goiás, recebeu no último mês uma recomendação da Promotoria de Justiça de Formosa, para que o vídeo produzido pelo grupo sobre o Dia de Visibilidade Trans, em que se toca a música “Um beijo pras travestis”, da funkeira MC Xuxu, fosse retirado do ar. Na campanha, há várias pessoas mandando beijos, dentre elas uma criança, e a Promotoria acredita que a situação expõe a criança “a uma situação de erotização, violando a sua integridade”. No final, exige-se a retirada do vídeo do ar ou então os responsáveis legais pela criança estarão sujeitos a medidas judiciais.

No vídeo, a criança diz “Um beijo pras travestis”, o que segundo a Promotoria a coloca numa situação de “vulnerabilidade psicológica” e pode prejudicar sua “personalidade moral”. A recomendação diz, ainda, que assuntos como bissexualidade e transexualidade são impróprios para crianças e adolescentes.

“Considerando a imperiosa necessidade de respeitar a condição de vulnerabilidade psicológica das crianças e adolescentes, protegendo-os de todos os estímulos abusivos, tanto midiáticos quanto sociais, que possam propiciar uma erotização precoce, revelando-se inaceitável que, a pretexto de combater preconceitos contra minorias, acabam expondo crianças e adolescentes a temas complexos como bissexualidade e transexualidade, impróprios a seu entendimento, especialmente pela falta de maturidade e pela incompletude do público infantojuvenil quanto à capacidade de consciência e de autodeterminação.”

O objetivo do “Empodera Coletiva”é denunciar a marginalização e exclusão social e cobrar políticas públicas para esses setores oprimidos e seguir dando visibilidade à luta de travestis e transexuais.

Leia o comunicado do Empodera Coletivo em resposta…

Redação Pheeno

O Pheeno.com.br é um portal de notícias, estilo de vida e entretenimento LGBT do Rio de Janeiro, antenado também em tudo que acontece de importante para o segmento no Brasil e no mundo!

Você vai curtir!