Campanha busca conscientizar foliões para denunciar casos de LGBTfobia

Para conscientizar os foliões e garantir a festa na Marquês de Sapucaí e nos blocos de rua, instituições estaduais do Rio fizeram uma campanha conjunta para o carnaval deste ano. Até o próximo dia 18, temas como racismo, homofobia, abuso contra a mulher e cuidados com as crianças serão debatidos nas redes sociais e apresentados nas tevês dos trens do Metrô, estações da SuperVia e das Barcas, plataformas e ônibus do BRT.

O secretário de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos, Átila Alexandre Nunes, destaca que todo tipo de assédio e violência é crime e não pode ser banalizado ou relevado. Ele afirma ainda que a luta contra esse tipo de crime é um dever de todos. “Além de respeitar, é fundamental que as pessoas não ignorem nenhum tipo de assédio sexual que presenciarem. Colocar-se ao lado da vítima é fundamental não apenas para dar suporte naquele momento, mas também para inibir o abusador”, conta Alexandre em entrevista ao jornal o Globo.

Durantes as próximas semanas, todos os monitores dos 64 trens do metrô vão exibir mensagens com as hashtags #CarnavalSeguro e #FoliãoConsciente, impactando 880 mil passageiros por dia, bem como em 48 monitores nas estações de trem da Central do Brasil e de Deodoro. A campanha também chegará aos foliões pelas redes sociais: os mais de 550 mil seguidores dos perfis do MetrôRio e da SuperVia vão receber algumas orientações nos dias que antecedem a festa e durante o esquema especial de operação.

SERVIÇO LGBT NO CARNAVAL

Ainda dentro da defesa da cidadania, a população poderá fazer denúncias de LGBTfobia pelo canal do Disque Cidadania LGBT. Além disso, nos cinco dias de folia, as pessoas podem solicitar assistências psicológica, jurídica e social, além de tirar dúvidas e solicitar informações. O canal, que funciona através do telefone 0800 0234 567, vai operar das 14h às 20h, de sexta-feira, dia 9, à terça-feira de carnaval, dia 13.

E mais uma vez as redes sociais serão um importante caminho dentro dessa outra campanha. Com o tema Amor Livre #CarnavalSemPreconceitos, o Rio Sem Homofobia levará essa mensagem contra preconceitos ou discriminações durante toda a folia.

Felipe Sousa

Ariano e carioca, Felipe tem 31 anos e há mais de 10 é redator do Pheeno. Apaixonado por explorar a comunicação no cenário dinâmico das redes sociais, ele se dedica a criar conteúdos que refletem a diversidade e a vitalidade da comunidade LGBTQIAPN+. Entre uma notícia e outra, Felipe reserva tempo para aproveitar o melhor da vida diurna e noturna carioca, onde encontra inspiração e conexão com sua cidade.

Você vai curtir!