Centro de Niterói terá ambulatório para a população transexual

O orçamento federal de 2018 tem uma emenda parlamentar de R$ 1,8 milhão que prevê a instalação de um ambulatório de saúde integral da população transexual na Policlínica de Especialidades Sylvio Picanço, administrada pela prefeitura. A iniciativa é do deputado federal Wadih Damous (PT), que atende a uma reivindicação do movimento LGBTT do Leste Fluminense.

A população trans só tem atendimento específico para suas demandas no Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), da Uerj, com complemento no Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia (Iede), ambos no Rio. Advogado, o deputado explica que a medida busca atender o princípio jurídico da dignidade da pessoa humana, e lembra que o tratamento da população transexual tem particularidades específicas, mesmo dentro do universo LGBT.

“Há uma carência de atenção básica a essas pessoas, que evitam recorrer à rede regular devido à falta de preparo dos atendentes. Elas têm medo de serem discriminadas e de não terem seus direitos assegurados. Vamos equipar o espaço para atender a toda uma demanda reprimida que existe pelos serviços há anos na região”, afirmou em entrevista ao jornal O Globo.

Os recursos para a emenda já foram empenhados. Cada parlamentar federal teve direito a direcionar R$ 14 milhões para iniciativas diversas. A destinação dos recursos foi proposta ao deputado pelo vereador Leonardo Giordano (PCdoB), da base do governo do prefeito Rodrigo Neves (PDT) após ouvir o Conselho Municipal LGBT, criado em 2017. Ele detalha que a proposta trará benefícios para os usuários regulares da policlínica, que não mudará de perfil e continuará a oferecer os serviços atuais, no Centro.

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!