Vacina contra vírus HIV deve ter primeiros testes com humanos em 2019

Uma vacina experimental para o HIV deverá ser testada em seres humanos em 2019. A nova vacina ataca partes vulneráveis do HIV através da extração de anticorpos poderosos, e cientistas norte-americanos já a testaram com sucesso em pequenos animais como camundongos, porquinhos-da-índia e macacos.

Algumas cepas de HIV foram neutralizadas nesses animais após a vacina ter sido bem-sucedida. Os resultados foram publicados na revista científica “Nature Medicine” por pesquisadores do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (NIAID), nos EUA.

Anthony S. Fauci, diretor do NIAID, elogiou os resultados, dizendo que este poderia ser um passo muito importante para a criação de um antivírus. “Os cientistas do NIH usaram seu conhecimento detalhado da estrutura do HIV para encontrar um local incomum de vulnerabilidade no vírus e projetar uma vacina nova e potencialmente poderosa. Este estudo é um passo importante na busca contínua pelo desenvolvimento de uma vacina contra o HIV segura e eficaz”, conta Fauci.

Baseada em epítopos – parte específica de um antígeno no qual um anticorpo pode se ligar -, a vacina consegue extrair esses anticorpos, após a identificação de anticorpos poderosos que podem aniquilar o vírus. Para a revista HIVPlus, que tratava do mesmo assunto, Benjamin Adams explicou como os pesquisadores chegaram até essa conclusão. “Investigadores projetaram muitos imunógenos, ou proteínas projetadas para ativar uma resposta imune, para criar a vacina, usando a estrutura conhecida do peptídeo de fusão”, disse.

Após combinarem diferentes tipos de proteína mais um pico de HIV, os cientistas conseguiram neutralizar cerca de 31% do vírus, o que poderia significar 208 cepas de todo o mundo. Os testes com humanos devem ter início no segundo semestre do ano que vem.

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!