RJ: com tema sobre eleições, 18ª Parada LGBT de Madureira reúne cerca de 1,5 milhão de pessoas

Pessoas de todas as idades lotaram Madureira, na Zona Norte do Rio de Janeiro, na manhã deste domingo (01/07) para a 18ª Parada do Orgulho LGBT que, neste ano, teve como tema “Vote certo para não chorar. Queremos renovação já”. O objetivo, também, é buscar a conscientização do público LGBTQ para as eleições deste ano.
Desde às 13h, uma das principais vias de Madureira já recebia os mais diversos tipos de público: drags, muito arco-íris e fortões de pouca roupa. Fundadora e organizadora da Parada, Loren Alexander abriu o evento falando sobre o que o tema representa neste momento tão importante para a política brasileira. “Faltando tão pouco para as eleições, é importante uma edição que coloque a situação política do país em evidência. Precisamos de mais representatividade no poder”, disse.
Com nove trios, a Parada contou com a presença de diversos artistas LGBTs, além de apoiadores da causa. David Brazil, Lexa, Jojo Todynho e a gay band Funtastic foram algumas das atrações. Nesta edição, o evento ainda contou com a participação de uma das festas mais comentadas de Madureira: MARA! Responsável por agitar as quintas da Boate Papa G, o selo produzido por Thiago Araujo e Guilherme Zattar comandou o quarto trio do dia. Lary, o grupo Donas, a dupla drag As Baphônicas animaram o carro do clubinho, que ainda contou com o show das funkeiras Jaula das Gostosudas e MC Nem.
Por volta das 20h, o último dos nove trios chegou ao fim do trajeto, no Shopping de Madureira, o que não impediu o público de continuar curtindo a noite. O evento se estendeu na famosa “ruazinha de Madureira”, que ficou tomada de pessoas que acompanharam a Parada. O clima em geral foi de tranquilidade, sem cenas de violência. Segundo os organizadores, aproximadamente 1,5 milhão de pessoas participaram da festa. A Polícia Militar não divulgou uma estimativa de público.
AÇÃO SOCIAL
Pela manhã, a Secretaria Municipal de Saúde realizou atividades de ação social, com vacinação contra hepatite B e tétano, teste de HIV, distribuição de materiais de prevenção as DSTs, tuberculose, AIDS, além de 100 mil preservativos e lubrificantes. Houve também arrecadação de alimentos que serão distribuídos para pessoas soropositivas e com câncer.
VEJA FOTOS
































